UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Língua portuguesa

Você está em: Língua portuguesa

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, desde 1980,  são ministradas  disciplinas de Português para estrangeiros para alunos de diferentes nacionalidades. Atualmente essas disciplinas fazem parte das atividades oferecidas a alunos estrangeiros oriundos de convênios celebrados entre a nossa instituição de ensino e várias universidades estrangeiras. Tais convênios, ao mesmo tempo em que possibilitam que alunos nossos de cursos de graduação tenham uma experiência no exterior, permitem aos que estão aqui a chance de conviverem com indivíduos de outras culturas, o que constitui um saudável exercício de cidadania.

No ano de 2017, uma ampliação da oferta permitiu que, além de atender aos alunos da UFJF, pudéssemos oferecer cursos a estrangeiros da comunidade externa, testando novos modos de trabalho e preparando novos professores para o exercício dessa atividade.

EM 2018, começaram os trabalhos do Português como Língua de Acolhimento, que atende a grupos de pessoas em situação de refúgio na cidade de Juiz de Fora. São três turmas, uma em cada nível, funcionando desde o segundo semestre de 2018.

Em 2019, começamos a atuar como posto aplicador do exame de proficiência Celpe-Bras, que possibilita a comprovação das habilidades em Português e fornece uma certificação oficial, válida no mundo todo e exigida como documentação em vérios processos, incluindo os de entrada em cursos de graduação e de pós-graduação.

Em 2020, começamos a ministrar cursos específicos para preparar candidatos ao exame Celpe-Bras.

Esta página é um sistema que nos permitirá tornar públicas, de modo mais organizado, as ofertas de cursos e outras atividades relacionadas ao PLE na nossa instituição. Assim pretendemos aumentar o alcance desse trabalho, atendendo a mais pessoas.

 

Veja também: Publicações, Cursos para estrangeiros, Eventos, Formação de professores de Português como língua estrangeira/adicional.

Português para Estrangeiros na UFJF