A língua alemã no Idioma sem Fronteiras

Você está em: Língua alemã > A língua alemã no Idioma sem Fronteiras

O projeto Idiomas Sem Fronteiras , voltado para o idioma alemão, teve início no segundo semestre do ano de 2017 com o professor – bolsista Henrique Silva Moraes.

No segundo semestre de 2017 foram ministradas duas turmas de nível A1.1 para 20 alunos por cada turma.

No primeiro semestre de 2018, como continuidade, as turmas seguiram para o nível a1.2.

No ano de 2019 o novo professor bolsista selecionado foi Arthur Werneck Ferreira, que segue até o atual semestre.

Desde então foram ministradas :

Primeiro semestre de 2019: Duas turmas alemão nível a1.1 – totalizando 40 alunos ( 20 alunos por turma).

Segundo semestre de 2019: Uma turma nível a1.1 para um total de 20 alunos.

Uma turma nível a1.2 para total de 15 alunos.

No atual semestre 2020.1, o idiomas sem fronteiras alemão está oferecendo duas turmas de 25 alunos cada turma para os níveis a1.1.

O curso de alemão

O curso de alemão que está sendo ministrado na Universidade Federal de Juiz de Fora, através do programa idiomas sem fronteiras, visa cobrir os tópicos referentes ao nível A1 de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas.

Sendo assim, espera-se que ao finalizar o curso, o aluno que atingiu o nível A1 tenha as seguintes capacidades :

É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

A ementa dos curso baseia-se nos livros da coleção Menschen A1.1 ( Editora: Hueber Verlag ). Segue abaixo os tópicos gramaticais abordados durante o curso:

O curso é oferecido em um total de 18 aulas, totalizando de 36 horas de aula ( 2 horas por aula ). Ao final dos cursos os alunos são submetidos a um trabalho em que se destina a avaliar a capacidade de o aluno de compreender textos simples em alemão.

Será considerado apto para obter o certificado nível A1 o aluno que apresentar um total de frequência de 75% nas aulas e a entrega do trabalho final.

Coleção Menschen A1.1 ( Editora Hueber Verlag)

Bibliografia complementar

Coleção Themen Aktuell 1 ( Editora Hueber Verlag )

Coleção Berliner Platz 1 ( Ernst Klett Verlag )