Curso de Verão

Curso de Verão do Mestrado em Modelagem Computacional

1 – Período de Inscrição: 19/02/2010 a 25/02/2010 (as inscrições são gratuitas)

2 – Forma de Inscrição: através de envio de email ao endereço mestrado.mmc@ufjf.edu.br com as seguintes informações:

– Nome:

– Formação/Instituição/Ano:

– Disciplinas a serem cursadas:

3 – Local das aulas: Mestrado em Modelagem Computacional – Faculdade de Engenharia, Sala 4101, Campus Universitário

4 – Horários das aulas: clique aqui

5- Duração do curso: de 01/03 a 12/03/2010

1- Fundamentos da Engenharia de Software Científico

Resumo:

Os softwares científicos são não somente o instrumento para a geração de resultados, mas cruciais para a maior parte das pesquisas recentes. A maioria dos cientistas, entretanto, aprende o que sabe sobre desenvolvimento de software informalmente, e esta informalidade normalmente gera um caráter aleatório aos produtos finais de software, dificultando o seu reuso e a sua interoperabilidade.

Muitas práticas da Engenharia de Software podem gerar produtos científicos de alta qualidade. A aplicação de modelos, técnicas e ferramentas disponíveis nessa área irão contribuir para a construção do software científico mais confiável, seguro e eficiente e que apresente menos falhas durante a sua execução.

Este curso tem o objetivo de apresentar alguns temas da Engenharia de Software Científico que podem contribuir no desenvolvimento de produtos de qualidade e interoperáveis e outros que representam possibilidades para aplicações científicas inovadoras.

Processo de software
Modelagem e documentação de software
Arquitetura de software
Teste de software
Qualidade de software
Serviços Web
Inteligência computacional
Ontologias

2- Introdução à Modelagem de Dinâmica de Sistemas

Resumo:

O objetivo desse curso é introduzir uma técnica de modelagem e simulação, denominada Dinâmica de Sistemas (DS), que permite ao pesquisador focar a atenção nos conceitos do domínio a ser modelado, abstraindo-se do arcabouço matemático e computacional envolvido no processo de simulação. Juntamente com a técnica de SD, será apresentada uma ferramenta que exemplifica o uso prático dessa técnica.

Sistemas Dinâmicos e Dinâmica de Sistemas
    Micro e Macro Simulação
    Modelos Qualitativos e Quantitativos
    Ferramentas de simulação baseadas em Sds
    Exemplos e Exercícios.

3- Introdução à Programação em C

Resumo:

O objetivo do curso é apresentar ao aluno uma visão geral sobre o desenvolvimento de aplicações computacionais utilizando a linguagem de programação C. Trata-se de um curso introdutório, com abordagem prática, em que são apresentadas as estruturas da linguagem C utilizadas na implementação de algoritmos e na construção de estruturas de dados.

Ementa:

Visão geral das ferramentas de desenvolvimento
      Noções de uma linguagem de programação
      Estruturas Básicas para Construção de Algoritmos
      Procedimentos e funções
      Estruturas de dados homogêneas e heterogêneas
      Alocação dinâmica de memória

4- Introdução a Cálculo Numérico

Definição e importância, conceitos básicos , representação numérica.
        Cálculo de raízes de funções.
        Solução de sistemas lineares.
        Interpolação e ajustes.