CURSO DE VERÃO 2011 – Programação

Curso de Verão do Programa de Pós-

Graduação em Modelagem Computacional

1 – Período de Inscrição: 07/02 a 17/02/2011 (as inscrições são gratuitas)

2 – Forma de Inscrição: envio de e-mail para o endereço secretaria.mmc@ufjf.edu.br com as seguintes informações:

– Nome:

– Formação/Instituição/Ano:

– Disciplinas a serem cursadas:

A confirmação da inscrição será feita por e-mail  e ficará condicionada ao número de vagas por turma.

3 – Local das aulas: Mestrado em Modelagem Computacional – Faculdade de Engenharia, Sala 4101, Campus Universitário

4 – Horários das aulas: clique aqui

5- Duração do curso: de 21/02 a 04/03/2011

Disciplinas

1- Introdução à Álgebra Linear

Neste curso serão revistos conceitos básicos da Álgebra Linear tais como matrizes e suas propriedades, resolução de sistemas lineares, espaços vetoriais, ortogonalidade, determinantes, autovalores e autovetores, com particular enfoque a aplicações.

Bibliografia:

Álgebra Linear e suas Aplicações, Gilbert Strang

Matrix Computations, Golub e Van Loan

2- Introdução à Programação em C

O objetivo do curso é apresentar ao aluno uma visão geral sobre o desenvolvimento de aplicações computacionais utilizando a linguagem de programação C. Trata-se de um curso introdutório, com abordagem prática, em que são apresentadas as estruturas da linguagem C utilizadas na implementação de algoritmos e na construção de estruturas de dados.

Ementa:

Visão geral das ferramentas de desenvolvimento

Noções de uma linguagem de programação

Estruturas Básicas para Construção de Algoritmos

Procedimentos e funções

Estruturas de dados homogêneas e heterogêneas

Alocação dinâmica de memória

3- Introdução a Cálculo Numérico

Definição e importância, conceitos básicos , representação numérica.

Cálculo de raízes de funções.

Solução de sistemas lineares.

Interpolação e ajustes.

4- Introdução à Inteligência Computacional

Descrição:

A Inteligência Computacional compreende a teoria e a aplicação

de técnicas computacionais inspiradas em fenômenos naturais.

O curso introduz duas técnicas – Redes Neuronais e Computação Evolucionista – e exemplifica a sua aplicação em problemas de classificação e otimização.

-Introdução:

O que é inteligência Computacional?

-Redes Neuronais:

Definição e Características;

Histórico, Conceitos Básicos e Aplicações;

Neurônio Artificial;

Estruturas de Interconexão;

Regras de Aprendizado – Algoritmos.

-Computação Evolucionista:

Componentes de um Algoritmo Genético (AG);

Desenvolvimento de AGs – Exemplo;

Reprodução e Seleção;

Outras Técnicas e Operadores;

Problemas de Otimização.

5- Introdução à Modelagem de Dinâmica de Sistemas

O objetivo desse curso é introduzir uma técnica de modelagem e simulação, denominada Dinâmica de Sistemas (DS), que permite ao pesquisador focar a atenção nos conceitos do domínio a ser modelado, abstraindo-se do arcabouço matemático e computacional envolvido no processo de simulação. Juntamente com a técnica de SD, será apresentada uma ferramenta que exemplifica o uso prático dessa técnica.

Sistemas Dinâmicos e Dinâmica de Sistemas

Micro e Macro Simulação

Modelos Qualitativos e Quantitativos

Ferramentas de simulação baseadas em Sds

Exemplos e Exercícios.

6- Programação em Matlab

Ementa:

Declarações e Variáveis. Números e Expressões Aritméticas. Vetores e matrizes; funções matriciais.Operações com conjuntos. Operações lógicas. Gráficos. Loops (comandos for, while, if, break). Arquivos executáveis; subrotinas. Entrada e saída de dados. Funções para cálculo numérico. Uso dos toolboxes. Exemplos de aplicações.

Bibliografia recomendada:

Livros:

Moore, Holly (2008). MATLAB for Engineers (2nd ed.). Prentice Hall.

Tutoriais disponíveis online:

Clarkson University, Dept. of Mathematics. Matlab tutorial. Disponível em http://www.cyclismo.org/tutorial/matlab/vector.html.

UFMS, Depto. de Engenharia Elétrica. Curso de Matlab. Disponível em http://www.del.ufms.br/tutoriais/matlab/apresentacao.htm#sumario.

Univ. of Florida, Dept. of Mathematics. Matlab Summary and Tutorial. Disponível em http://www.math.ufl.edu/help/matlab-tutorial/.