UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratório de Biologia Celular e Molecular (IBCM)

Você está em: Laboratórios > Laboratório de Biologia Celular e Molecular (IBCM)

Laboratório de Biologia Celular e Molecular (IBCM)

 

O Laboratório de Biologia Celular e Molecular, que funciona há seis anos, está vinculado ao Departamento de Biologia e desenvolve pesquisas relacionadas à Biologia Celular do Metabolismo Energético e Biologia da Diferenciação Celular. Apesar de possuir essas duas linhas de pesquisa, o Laboratório abrange diversos temas, trabalhando com Biologia Celular dentro de vários aspectos, incluindo doenças infectoparasitárias e biologia energética. 

No momento, atende dois alunos de Iniciação Científica e dois alunos de doutorado, disponibilizando equipamentos de rotina de laboratórios – incluindo microscópios, sala de revelação e equipamentos do projeto de uso comum. 

Tem como objetivos estudar como as células se comunicam e a biologia da sinalização celular, bem como trabalhar no desenvolvimento de técnicas e tecnologias em laboratório. 

 

Pesquisadores vinculados: 

Dr. Raúl Marcel González Garcia

Dr. Carlos Magno da Costa Maranduba

Dr. José Paulo Mendonça (Física) 

O laboratório também está vinculado à pesquisa dos Estados Unidos (EUA), através do pesquisador Peter Lelkes. O mesmo compareceu na Universidade Federal de Juiz de Fora, através de um curso promovido pela Pós-Graduação. Dessa forma, o laboratório possui um convênio com a universidade em que ele trabalha, a Temple University, na Filadélfia.  

 

Fotos do laboratório: