O Projeto LinusBot 1º Semestre/2016 (Formulário de inscrição no final da página) Tem como objetivo introduzir os novos alunos ao curso de Engenharia Elétrica, apresentando conceitos de programação, uso de componentes eletrônicos e principalmente do micro controlador arduíno. Além de adquirir conhecimento técnico, os participantes são estimulados a trabalhar habilidades ditas “transversais” e de grande importância em sua formação, como o trabalho em equipe. O projeto está dividido em 3 etapas: 1ª Etada – Aulas:
-As aulas ocorrerão na sala do PET Elétrica, no Galpão do PPEE, e serão distribuídas entre os dias 09/05 e 31/05 da seguinte maneira: Link para 123d Circuits (Simulador Virtual): Link Aula 1: apresentação do projeto e suas regras, LED piscante e Sinalizador de código Morse;
Horários:
09/05 de 11h às 13h
10/05 de 16h às 18h APRESENTAÇÃO AULA I: Aula 2: Semáforo e Semáforo interativo;
Horários:
12/05 de 10h às 12h
12/05 de 16h às 18h APRESENTAÇÃO AULA II: Aula 3: Efeito de iluminação sequencial com LED e Efeito interativo de iluminação com LED;
Horários:
16/05 de 11h às 13h
17/05 de 16h às 18h APRESENTAÇÃO AULA III: Aula 4: Aprendendo sobre o PWM do arduíno, lâmpada pulsante e ponte H;
Horários:
19/05 de 10h às 12h
19/05 de 16h às 18h APRESENTAÇÃO AULA IV: Aula 5: Sensores do robô e bibliotecas;
Horários:
23/05 de 11h às 13h
24/05 de 16h às 18h APRESENTAÇÃO AULA V: Aula 6: Montagem do robô;
Horários:
30/05 de 11h às 13h
31/05 de 16h às 18h APRESENTAÇÃO AULA VI: MANUAL DE MONTAGEM: 2ª Etapa – Montagem e programação:
A partir do dia 31/05 serão disponibilizados horários onde as equipes poderão ir ao PET para montagem e programação do robô. Os participantes terão até véspera da competição para concluir essa etapa. Horário de atendimento a ser divulgado! 3ª Etapa – Competição:
Data a ser divulgada! Regras:
– 04 equipes divididas por habilitação com um mínimo de 02 pessoas por equipe;
– Cada equipe receberá o mesmo número de peças, sendo as principais:
01 Arduino
01 Ponte H
01 par de rodas
01 par de motores
01 sensor de linha
01 sensor ultrassônico
01 bateria 12V
01 base com mini protoboard acoplada;
– A montagem deverá ser realizada na sala do PET Elétrica, sendo expressamente
PROIBIDO levar peças para fora da mesma;
– Em busca de uma competição mais justa, o único método de controle permitido
será o fornecido pela equipe do PET;
– A montagem do robô e o programa em Arduino não poderão ser alterados após o
fim do prazo para montagem uma cópia deve ser enviada ao coordenador
(arthur.pimenta@engenharia.ufjf.br);
– O certificado será entregue somente aqueles presentes em todas as etapas do
projeto;
– Cada equipe terá 10 minutos para percorrer o circuito, sendo registrado o menor
tempo gasto para completar uma volta;
– A equipe cujo robô percorrer o circuito em menor tempo será a grande
vencedora!