UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Trancar e Destrancar o Curso

Você está em: Área do Estudante > Trancar e Destrancar o Curso

 

Trancamento do Curso

O trancamento do curso é a suspensão temporária de todas as atividades do estudante. Este trancamento pode ser solicitado pelo estudante somente a partir de seu 3º período no curso. A solicitação é feita pelo estudante diretamente SIGA, em qualquer época do semestre, por um período máximo de 03 semestres, consecutivos ou não.  O trancamento de todas as disciplinas de um determinado semestre equivalente o trancamento do curso por 01 semestre. Confira o tutorial para trancamento.

 

       No período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), veja algumas informações sobre o trancamento do curso (NOVO)

Art.10 – Durante período de vigência da presente Resolução, e considerando os prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico deste período, fica determinada:

I – A concessão automáca ao(à) discente de quantos períodos levos corresponderem aos períodos de ERE , acrescidos ao tempo máximo de integralização do curso, para fins do cômputo de permanência no curso, previsto no RAG;

II – A não aplicação do desligamento do curso previsto no art. 70 do RAG;

III – A autorização para concessão de trancamento total de matrícula de discentes do primeiro e segundo períodos, a contar da data do ingresso, suspendendo-se temporariamente, enquanto viger a presente Resolução, a aplicação do §º 3 do art. 62 do RAG; IV – Autorização para flexibilização do número de trancamentos por disciplina ou avidade acadêmica, suspendendo-se temporariamente, enquanto viger a presente Resolução, a aplicação do art. 63 e inciso II do argo 24 do RAG, exclusivamente para casos de trancamentos;

V – A aprovação de requerimentos de trancamento total ou parcial de matrícula com jusficava por movo de impossibilidade de acompanhamento das avidades remotas durante período de pandemia da doença COVID-19, sem necessidade de documentação comprobatória.

Parágrafo único: A análise da necessidade de outras flexibilizações temporárias durante o período de vigência da presente Resolução ficará a cargo da Prograd.

 

Para mais informações acesse a Resolução nº 33.2020, de 14 de Agosto de 2020 que regulamenta a realização de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

 

Trancamento Excepcional do Curso

Os estudantes do 1º e 2º período do curso podem solicitar o Trancamento Excepcional do Curso, apenas por motivos de doença, atestado por serviço médico.

Para solicitar o trancamento especial de disciplina o estudante deverá se dirigir à Secretaria do Curso de posse dos seguintes documentos devidamente preenchidos:

1) Formulário de solicitação de trancamento excepcional de curso (clique aqui)

2) Atestado médico contendo a assinatura e CRM do médico, CID da doença e justificativa demonstrando a necessidade de trancamento do curso.

A solicitação será avaliada pela Junta Médica da UFJF, pela Coordenação do Curso do aluno e pelo Pró-Reitor de Graduação, e poderá ser aprovada ou negada. O aluno deve continuar a frequentar as aulas até a solicitação ser aprovada.

 

Destrancamento do Curso

Para retornar às atividades no curso, o estudante deve solicitar o destrancamento na Central de Atendimento, antes do início do período de matrícula para o semestre no qual deseja retornar. O prazo para destrancamento é divulgado no Calendário Acadêmico da UFJF.

 

 

 

 

 

Graduação em Nutrição – Campus GV

R. Manoel Byrro, 241 – Vila Bretas Governador Valadares/MG – CEP 35010-177

Telefone: 33.3301.1000, ramal 1560

E-mail: secretaria.nutricao.gv@ufjf.edu.br