Fechar menu lateral

Alimentação de crianças e adolescentes apresenta piora com a pandemia

Especialistas debateram em audiência pública, ações de prevenção da obesidade infantil.

 

WhatsApp-Image-2021-07-06-at-12.53.06-e1625601536643

A Comissão Externa de Políticas para a Primeira Infância da Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (5) a audiência pública “Prevenção de obesidade infantil e enfrentamento da Covid-19”. A audiência foi solicitada pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF).

 

Os debatedores reforçaram que a pandemia de Covid-19 agravou a obesidade infantil, também classificada como pandemia. O cenário analisado levou em consideração a situação de confinamento provocado pela pandemia nos menores de 18 anos, com tempo maior de uso de telas, inatividade e aumento no consumo de alimentos ultraprocessados. A situação de insegurança alimentar foi agravada para as famílias mais pobres, que sofreram maior impacto da alta dos preços dos alimentos e com a perda da renda.

 

Participaram do debate: Gisele Bortolini (Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde – CGAN/MS); Solange Fernandes (Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE); Cristina Albuquerque (representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef); Ana Carolina Feldenheimer da Silva (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ / Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável); Paula Johns (ACT Promoção da Saúde) e Renato Godoy (Instituto Alana).

 

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no Canal Câmara, no YouTube. Para acessar, clique aqui.

 

OUTRO CENÁRIO

A obesidade infantil é um tema constante na pauta dos assuntos tratados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). No contexto da pandemia, com o aumento da obesidade infantil, o CFN também chama a atenção para o agravamento da fome no Brasil. Em abril deste ano, o conselho realizou uma live sobre o tema e o papel do nutricionista como agente transformador de cenários.

 

O evento foi mediado pela nutricionista e vice-presidente do órgão, Nancy Aguiar e contou com a participação de Daniel Balaban, representante do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas ONU) no Brasil, da nutricionista e professora Sandra Chaves, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da nutricionista Regina Oliveira, militante do Coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro (Cosan/RJ) e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

 

Quem perdeu a live pode acompanhar a gravação disponível no canal do CFN no YouTube. Para acessar, clique aqui.

 

Fonte: www.cfn.org.br/noticias