UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ONU define 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais

Data: 27 de fevereiro de 2021

Ação pretende conscientizar sobre os benefícios nutricionais e combater o desperdício

 

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que 2021 será o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, em tradução livre do inglês, tendo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), responsável pela celebração em parceria com outras agências do sistema das Nações Unidas.

 

O objetivo da ONU é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais e para a saúde do consumo de frutas e hortaliças, além da promoção de estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, para reduzir o desperdício de alimentos, especialmente os perecíveis.

 

As frutas e as hortaliças subutilizadas podem desempenhar um importante papel para diversificar a alimentação com ofertas nutritivas. Possuem diversos benefícios para a saúde, essenciais para combater a desnutrição e prevenir doenças não transmissíveis. Algumas safras pouco aproveitadas, na verdade, têm grande potencial comercial e, destinadas a certos mercados, podem ser uma excelente safra comercial para os pequenos agricultores.

 

A diversidade, especialmente de frutas e hortaliças, como é abordado no Brasil pelos nutricionistas, é boa para a saúde, para o meio ambiente e para a subsistência. Por isso, essa é a hora de desfrutar e celebrar todos os recursos alimentares em 2021: o Ano Internacional das Frutas e Vegetais.

 

DESTAQUE

O escritório brasileiro da ONU traduziu “fruits and vegetables”, uma expressão em inglês, como frutas e vegetais. Entretanto, tecnicamente, esta não é a tradução correta, pois os nutricionistas utilizam frutas e hortaliças para essa identificação.

 

Com informações das Nações Unidas.

 

Fonte: www. cfn.org.br

Graduação em Nutrição – Campus GV

R. Manoel Byrro, 241 – Vila Bretas Governador Valadares/MG – CEP 35010-177

Telefone: 33.3301.1000, ramal 1560

E-mail: secretaria.nutricao.gv@ufjf.edu.br