Fechar menu lateral

A Jornada de Daniela: rumo a uma alimentação saudável

Conheça os benefícios de adotar a comida de verdade na sua rotina alimentar

 

texto escrito a jornada de daniela

 

Uma jovem de rotina atribulada acabou deixando um pouco de lado a alimentação saudável e a atividade física. Por consequência desses hábitos não tão saudáveis, descobriu que sua saúde estava começando a dar sinais de preocupação. Essa é a história de Daniela, mas poderia ser a de tantos outros brasileiros.

 

Assim como aconteceu com Daniela, o dia a dia estressante e o excesso de compromissos muitas vezes nos afastam daquilo que mantém nossa saúde em dia. É a alimentação adequada e saudável, aliada à atividade física, que nos mantêm longe de quem a gente precisa realmente estar: das doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes, da ansiedade, da depressão e até mesmo do câncer.

 

Sendo assim, não dá para falar em alimentação adequada e saudável sem mencionar a comida de verdade. Ou seja: refeições preparadas com alimentos frescos, obtidos direto da natureza, que passam por quase ou nenhum processo, como frutas, legumes, verduras, tubérculos e ovos.

 

Os alimentos contribuem para a saúde como um todo, além de serem o combustível para o nosso corpo funcionar bem e realizar as atividades do dia a dia. E foi exatamente essa a descoberta de Daniela, que ela compartilha nessa série a partir de sua jornada rumo a uma alimentação saudável.

 

Ao longo dos episódios, nossa protagonista divide dicas simples sobre como cuidar da saúde por meio da alimentação. Confira:

 

Episódio 1 – Desafios da Alimentação Saudável

 

No episódio de estreia, Daniela nos convida a uma viagem de volta ao dia em que percebeu que era hora de mudar. Assista aqui.

 

Episódio 2 – Feira

No segundo episódio, Daniela nos leva até a feira de seu bairro e nos convida a conhecer as vantagens e a importância de comprar alimentos frescos diretamente do produtor. Assista aqui.

 

Episódio 3 – Cozinhar em Casa

No terceiro episódio da série, Daniela revela a importância de resgatar o hábito de preparar a própria comida – tanto pelo lado nutritivo quanto afetivo. Ela demonstra como o ato de cozinhar coloca ao nosso alcance a origem dos ingredientes e ainda pode criar um momento especial em família. Assista aqui.

 

Episódio 4 – O Famoso Bolo de Banana

Ainda com a tarefa de mostrar como cozinhar em casa pode ser uma ótima ideia, Daniela ensina agora que, além de saudável, esse hábito pode ser muito prático. Ela convidou toda a família para preparar uma receita bem rápida, nutritiva e saudável: o famoso bolo de banana. Vem ver! Assista aqui.

 

Episódio 5 – Compartilhando as Refeições

Aprendemos até aqui sobre a importância de ir às compras e de cozinhar em casa junto com a família. Na sequência da sua jornada por uma alimentação mais saudável, Daniela mostra agora as vantagens de sentar-se à mesa na hora das refeições e de comer junto, aproveitando o momento e a companhia de quem está próximo. Assista aqui.

 

Episódio 6 – Cuidados com a Higiene

Para que tudo continue saudável, Daniela agora vai mostrar uma etapa muito importante e que antecede o ato de cozinhar: a higienização, que envolve o preparo de qualquer prato e também a manipulação dos alimentos. Confira as dicas para comer bem sem abrir mão da segurança. Assista aqui.

 

Fonte: www.saudebrasil.saude.gov.br