Garantir a oferta de alimentação escolar em tempos de COVID-19

Anotação 2020-06-08 145222

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estão unidas em defesa da alimentação adequada e saudável dos estudantes, mesmo durante a suspensão das aulas devido a pandemia de COVID-19. E convidamos você para que se informe, conheça boas práticas e participe com a gente. Gestores municipais e estaduais, integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar, lideranças comunitárias, defensores e defensoras de direitos, pais, mães, familiares ou responsáveis pelas crianças, empresários – toda a sociedade pode participar e contribuir, cada um com seu papel, todos juntos nessa missão.

ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SOCIEDADE CIVIL

Em meio à pandemia de #COVID19 é ainda mais importante que a sociedade civil continue acompanhando e cobrando das instâncias responsáveis a garantia do direito à  alimentação dos estudantes do ensino público. Os Conselhos de Alimentação Escolar, por exemplo, devem continuar acompanhando, mesmo que a distância, o processo de execução do PNAE, em acordo com a nova Lei 13.987, de 7 de abril de 2020.

Isso pode ser feito desde o acompanhamento da preparação dos kits de alimentos para os estudantes e famílias, junto com o nutricionista, até a sua distribuição. Como forma de controle social, os conselheiros podem também multiplicar as novas orientações sobre a distribuição dos alimentos, e a necessidade de manutenção da oferta de alimentação escolar como forma de garantir esse direito aos estudantes.

Fonte: https://alimentacaosaudavel.org.br/alimentacao-escolar-e-covid19/