UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ações 2020-2021

Você está em: PIBID Letras/Língua Portuguesa > Subprojeto Letras 2020/2022 > Ações 2020-2021

PIBID LETRAS – AÇÕES

São apresentadas a seguir as sínteses de cronogramas e ações. Por conta da Pandemia de Covid-19, as atividades estão acontecendo de forma remota, através do Google Sala de Aula do PIBID Letras, bem como do Google Meet da UFJF e das escolas participantes. 

2020

Cronograma de encontros:
Data / Texto ou tema
06/10 Apresentações
20/10 Estabelecimento do plano de trabalho – 2020.2
03/11 Educação em tempos de pandemia e o ensino de Língua por projetos de letramentos
17/11 Situação-problema 1 – desafios da Escola José Calil
01/12 Situação-problema 2 – desafios do Colégio Fernando Lobo
08/12 ***Planejamento 2021***
Outras ações:
1) Evento de acolhimento – PIBID & Residência Pedagógica
2) Reuniões de apresentações – escolas
3) Tarefas das escolas – possibilidades de participação

 

2021

Pibid_Letras_2021

 

 

 

Textos – Educação Permanente

26/01 PINHEIRO, Petrilson. Letramento a distância na (e na pós) pandemia. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.2,
2020. p. 355 – 369, 2020.

02/02 JOYE, CR, MOREIRA, MM & Rocha, SSD . Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial:
em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19 . Research, Society and Development,
9(7): 1-29, 2020.

09/02 NOGUEIRA, S.S. & FERNANDES, E.M. Perspectivas do Letramento Digital na Base Nacional Comum Curricular
de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. In Língu@ Nostr@, Vitória da Conquista, v. 8, n. 1, p. 48-71, jan-
julho. 2020.

23/02 BARBOSA, Jaqueline. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. In Revista Na Ponta do Lápis,
n.31, 2018, p. 12-19

02/03 SUASSUNA, Lívia. Elementos para a prática da avaliação em Língua Portuguesa. In Perspectiva. Florianópolis,
v.30, n.3, 2012

09/03 Propostas em debate

16/03 Roda de conversa

Além destes textos, temos como bibliografia complementar:
Vídeos:
ROJO, Roxane. (Re)pensando os multiletramentos na pandemia.
MEDONÇA, Márcia. Tecnologias Digitais e ensino de línguas em tempos de pandemia: desafios e percepções de professores.

Livro:
MENEZES, Vera. #Ensinopandêmico: uma reflexão ou dica por dia. São Paulo: Editora Parábola, 2020.

Dinâmica dos encontros:
Todos/as os/as participantes deverão estudar o texto previamente. No encontro, haverá um debate a partir das seguintes questões:
(a) Qual é o ponto central do texto?
(b) Qual questão (pergunta) principal este texto responde (ou não)?
(c) Que ideia(s) ou conceito(s) novo(s) este texto te apresentou?
(d) Que exemplo ou conceito a compreensão ficou em aberto?

 

1

 

2

 

 

 

 

FernandoLobo1 JoseCalil1

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino