Você está em: PIBID Letras/Língua Portuguesa > Subprojeto Letras 2020/2022
PIBID Letras 2020/2022
Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa: práticas de linguagem para a cidadania
Quais são os objetivos do projeto?
Como são desenvolvidas as atividades?
Neste subprojeto de Letras – Língua Portuguesa, os licenciandos são engajados a:
(a) construir uma reflexão crítica sobre o cenário escolar;
(b) selecionar textos de diferentes esferas que dialoguem com o cenário observado;
(c) propor ações em projeto de letramentos na sala de aula, articulando os eixos do ensino de língua portuguesa, a saber: oralidade, análise linguística, leitura e produção textual.
Tais atividades serão todas coordenadas e supervisionadas por professores da UFJF e das escolas, de modo a garantir o desenvolvimento de uma autonomia assistida por porte do licenciando. Serão disponibilizados os suportes necessários, bem como as avaliações diagnósticas permitirão que os licenciandos construam uma prática autônoma de qualidade.
Quais estratégias para a valorização do trabalho coletivo no planejamento e realização das atividades previstas?
São propostas três estratégias para as atividades coletivas:
(a) Reuniões de Educação Permanente: encontros quinzenais de toda a equipe, com agenda orientada para reflexões sobre as demandas escolares e fundamentos que orientem um ensino de língua portuguesa adequado ao currículo vigente;
(b) Atividades em pequenos grupos: divididos em grupos de quatro ou três alunos, os licenciandos serão engajados a participarem das atividades escolares de forma conjunta, de modo que todo projeto de letramento elaborado seja produzido nestes pequenos grupos, permitindo que aprendam a gerenciar o trabalho coletivo.
(c) Seminários internos de avaliação diagnóstica e planejamento: encontros semestrais com o propósito de avaliar as ações desenvolvidas e estabelecer os parâmetros de planejamento das ações seguintes.
Quais estratégias de articulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os conhecimentos da/s área/s do subprojeto?
São consideradas, nesse subprojeto, as seguintes competências gerais para a o ensino da Língua Portuguesa (BNCC, 2018, p. 65):
Considerando que a principal estratégia deste subprojeto de Letras – Língua Portuguesa é o desenvolvimento de projetos de letramentos nas escolas, a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidas pelas instituições, propomos que as competências da BNCC elencadas acima constituam os princípios que orientarão tais projetos de letramentos.
Quais estratégias adotadas para a inserção e ambientação dos/as licenciandos/as na/s escola/s?
Como estratégia de inserção dos estudantes nas escolas, serão considerados:
(a) reunião de acolhimento e orientação na própria escola, de modo a serem apresentados projeto pedagógico, orientações curriculares e regimentos vigentes no espaço escolar;
(b) inserção dos licenciandos em pequenos grupos nas salas de aula, de modo a propor observação participantes como estratégia de integração com os estudantes das escolas;
(c) participação nos espaços formativos que forem disponibilizados pelas escolas ao seu corpo docente (consideradas as devidas avaliações e decisões das próprias escolas).
Quais as estratégias de acompanhamento da participação dos/as professores/as da escolas e dos/as licenciandos/as?
Constituem estratégias de acompanhamento:
(a) Reuniões periódicas de Educação Permanente, de modo a possibilitar o acompanhamento qualitativo da participação;
(b) Uso de ambiente virtual de aprendizagem para registro das ações, práticas e atividades desempenhadas nas escolas com a participação dos licenciandos;
(c) Registro em folha de presença dos licenciandos nas escolas.
Quais os resultados esperados para o subprojeto?
Com este subprojeto, esperamos:
Veja também: Equipe 2020/2022, Ações 2020-2021.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino