UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Subprojeto Letras 2020/2022

Você está em: PIBID Letras/Língua Portuguesa > Subprojeto Letras 2020/2022

PIBID Letras 2020/2022

Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa: práticas de linguagem para a cidadania

Quais são os objetivos do projeto?

  1. Desenvolver projetos de letramentos nas escolas participantes de forma colaborativa ao projeto pedagógico escolar e situado no campo da educação e ensino de língua portuguesa para uma formação cidadã;
  2. Instituir um espaço de Educação Permanente escola-universidade, integrando professores da educação básica de Língua Portuguesa (supervisores) e estudantes da licenciatura em Letras- Língua Portuguesa;
  3. Elaborar materiais pedagógicos que possam colaborar com a formação profissional e a prática de sala de aula no que tange ao Ensino da Língua Portuguesa.

Como são desenvolvidas as atividades?

Neste subprojeto de Letras – Língua Portuguesa, os licenciandos são engajados a:

(a) construir uma reflexão crítica sobre o cenário escolar;

(b) selecionar textos de diferentes esferas que dialoguem com o cenário observado;

(c) propor ações em projeto de letramentos na sala de aula, articulando os eixos do ensino de língua portuguesa, a saber: oralidade, análise linguística, leitura e produção textual.

Tais atividades serão todas coordenadas e supervisionadas por professores da UFJF e das escolas, de modo a garantir o desenvolvimento de uma autonomia assistida por porte do licenciando. Serão disponibilizados os suportes necessários, bem como as avaliações diagnósticas permitirão que os licenciandos construam uma prática autônoma de qualidade.

Quais estratégias para a valorização do trabalho coletivo no planejamento e realização das atividades previstas?

São propostas três estratégias para as atividades coletivas:

(a)        Reuniões de Educação Permanente: encontros quinzenais de toda a equipe, com agenda orientada para reflexões sobre as demandas escolares e fundamentos que orientem um ensino de língua portuguesa adequado ao currículo vigente;

(b)        Atividades em pequenos grupos: divididos em grupos de quatro ou três alunos, os licenciandos serão engajados a participarem das atividades escolares de forma conjunta, de modo que todo projeto de letramento elaborado seja produzido nestes pequenos grupos, permitindo que aprendam a gerenciar o trabalho coletivo.

(c)        Seminários internos de avaliação diagnóstica e planejamento: encontros semestrais com o propósito de avaliar as ações desenvolvidas e estabelecer os parâmetros de planejamento das ações seguintes.

Quais estratégias de articulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os conhecimentos da/s área/s do subprojeto?

São consideradas, nesse subprojeto, as seguintes competências gerais para a o ensino da Língua Portuguesa (BNCC, 2018, p. 65):

  1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
  2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
  3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
  4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
  5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
  6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Considerando que a principal estratégia deste subprojeto de Letras – Língua Portuguesa é o desenvolvimento de projetos de letramentos nas escolas, a partir dos projetos pedagógicos desenvolvidas pelas instituições, propomos que as competências da BNCC elencadas acima constituam os princípios que orientarão tais projetos de letramentos.

 

Quais estratégias adotadas para a inserção e ambientação dos/as licenciandos/as na/s escola/s?

Como estratégia de inserção dos estudantes nas escolas, serão considerados:

(a) reunião de acolhimento e orientação na própria escola, de modo a serem apresentados projeto pedagógico, orientações curriculares e regimentos vigentes no espaço escolar;

(b) inserção dos licenciandos em pequenos grupos nas salas de aula, de modo a propor observação participantes como estratégia de integração com os estudantes das escolas;

(c) participação nos espaços formativos que forem disponibilizados pelas escolas ao seu corpo docente (consideradas as devidas avaliações e decisões das próprias escolas).

 

Quais as estratégias de acompanhamento da participação dos/as professores/as da escolas e dos/as licenciandos/as?

Constituem estratégias de acompanhamento:

(a)        Reuniões periódicas de Educação Permanente, de modo a possibilitar o acompanhamento qualitativo da participação;

(b)        Uso de ambiente virtual de aprendizagem para registro das ações, práticas e atividades desempenhadas nas escolas com a participação dos licenciandos;

(c)        Registro em folha de presença dos licenciandos nas escolas.

 

Quais os resultados esperados para o subprojeto?

Com este subprojeto, esperamos:

  1. Colaborar com a formação de professores de língua portuguesa de alto nível, cujas ações pautem-se num trabalho crítico e reflexivo;
  2. Instituir práticas de Educação Permanente com docentes da educação básica de modo a contribuir com o aprimoramento profissional;
  3. Desenvolver projetos de letramentos nas escolas que contribuam para a diminuição de defasagens na aprendizagem de estudantes da educação básica.

 

pibid1

Veja também: Equipe 2020/2022, Ações 2020-2021.

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino