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Subprojeto Letras 2018/2020

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O Projeto (Multi)Letramentos e Direitos Humanos: práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa para a formação cidadã compõe o subprojeto do curso de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, fomentado pela CAPES a partir do projeto PIBID UFJF. O referido projeto teve início a partir do Edital da CAPES de 2018, tendo sua vigência entre agosto de 2018 e janeiro de 2020. 

 

O projeto ancora-se no disposto pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2013), bem como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007), no que tange a promoção de uma educação sensível à diversidade cultural que compõe não só as escolas, como a própria sociedade brasileira contemporânea. Assume-se que tais orientações oficiais são efetivamente realizadas dentro da sala de aula a partir da relação estabelecida entre docentes, discentes e práticas pedagógicas onde a linguagem assume um papel central, seja a partir dos textos que circulam nas aulas, seja a partir da interação oral entre seus atores. Nisto reside o chamado evento de letramento (STREET, 2013).

Compreende-se, neste contexto, que as práticas de letramentos constituem dispositivos fundamentais do processo de escolarização. Elas comportam diversificadas práticas de leitura, escrita, análise linguística e oralidade, a partir de diferentes modalidades semióticas – verbal e não verbal – materializadas em gêneros discursivos produzidos em diferentes esferas artísticas, científicas e midiáticas. Assim emerge o conceito de “multiletramentos” – “no sentido da diversidade cultural de produção e circulação dos textos ou no sentido da diversidade de linguagens que os constituem” (ROJO, 2012, p.22), conceito este que potencializa mudanças para as aulas de língua portuguesa na escola.

Em outros termos, assume-se, neste projeto, que a aula de língua portuguesa se caracteriza como um espaço de interação social orientado por diferentes práticas de (multi)letramentos, que leva em consideração a diversidade textual a partir de diferentes tecnologias da informação e da comunicação (TICs), e que deve ser situado em temas que considerem a diversidade cultural, como preconizado pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007).

Para que um trabalho seja desenvolvido neste âmbito, torna-se necessário uma reconfiguração das práticas escolares, de modo que se afastem de uma aula tradicional, em uma educação transmissora, focada nos conteúdos e nas capacidades individuais, para um tipo de escola que possibilite aos estudantes o engajamento em diversas práticas, a partir de projetos didáticos sensíveis tanto às orientações oficias quanto às demandas locais, sobretudo no que tange a uma formação cidadã e alinhada à divulgação e garantia dos direitos humanos.

Assim sendo, propomos, com este projeto, estabelecer um trabalho colaborativo universidade-escola, para que projetos didáticos de (multi)letramentos sejam realizados nas aulas de Língua Portuguesa, atendendo às políticas curriculares da própria rede de ensino/escola (municipal ou estadual), e colaborando para um engajamento conjunto entre docentes e discentes de ambos espaços formativos. Válido indicar que a Universidade possui infraestrutura física e técnica disponível, enquanto espaço de formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa, através da Licenciatura em Letras e dos programas de Pós-graduação em Linguística, Estudos Literários, Profissional em Letras e Educação, todos com ações e pesquisas que abarcam não só o ensino e aprendizagem na educação básica, como a própria formação profissional docente.

 

Coordenação geral:

Prof. Dr. Alexandre José Cadilhe

 

Coordenação adjunta:

Prof. Dra. Andreia Rezende Garcia-Reis

Prof. Dra. Tânia Guedes Magalhães

 

Supervisão:

Prof. Dra. Priscila Fernandes Sant`anna – Escola Municipal José Calil Ahouagi

Prof. Ms. Carolina Alvez Fonseca – Colégio de Aplicação João XXIII

Prof. Ms. Caroline de Souza Ferreira – Escola Municipal Murilo Mendes

 

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Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino