UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Materiais

Você está em: PIBID Letras/Língua Portuguesa > Materiais

Nesta página, o subprojeto PIBID Letras compartilha suas produções e materiais!

 

 

Cadernos Didáticos – 2018/2020

Constituem coletâneas de atividades, propostas de aulas e sequências que podem ser apropriadas por docentes da educação básica e estudantes de Licenciatura:

Caderno Didático 1: Letramentos Literário – trabalhando com poesia

Caderno Didático 2: “Pena Capital” – argumentação na escola

Caderno Didático 3: Letramentos e práticas textuais

Caderno Didático 4: Africanidades

Caderno Didático 5: “Diversidade Na ponta da língua”: construindo artigos e seminários na temática do negro na sociedade

Caderno Didático 6: Identidade, educação e ensino de Língua Portuguesa

Caderno Didático 7: Machismo e racismo em diferentes práticas com gêneros textuais na escola

“Diversidade na Ponta da Língua”: edição com atividades de estudantes da Escola Murilo Mendes

 

Cadernos Didáticos – 2020/2022

 

Caderno Didático 8 – Negacionismo em tempos de pandemia

Caderno Didático 9 – A Cultura do Cancelamento e os Juízes da Internet

Caderno Didático 10 – Transversalidade e Currículo: Diversidade em pauta

Caderno Didático 11 – Somos poderosos quando nos manifestamos: os limites entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio

 

Artigos

Constituem links ou arquivos de publicações de artigos produzidos por participantes do subprojeto Letras e relativos ao PIBID:

CADILHE, Alexandre; SANT’ANNA, Prisicila. Narrativas da experiência em formação docente inicial mobilizadas em um evento de letramento online. Revista (Con)Textos Linguísticos (UFES), v. 13, n. 26, 2019, p.138-155 – clique aqui!

 

CADILHE, Alexandre; GARCIA-REIS, Andrea ; MAGALHÃES, Tania . Formação de Professores de Língua Portuguesa: profissionalização, trabalho docente e práticas discursivas. In: Anderson Ferrari; Angélica Cosenza; Isabela Lima; Marco Escher; Mylene Santiago. (Org.). Formação docente inicial e continuada na UFJF: experiências e diálogos com a escola básica. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2022, v. 1, p. 163-182 – clique aqui!

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino