Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Práticas letradas envolvendo o gênero monografia: uma pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo
Pesquisa de Doutorado de Laura Silveira Botelho, desenvolvida no PPG Linguística da UFJF
Orientadora: Profa. Dra. Marta Cristina da Silva
Resumo
O objetivo central deste trabalho, inserido no campo da Linguística Aplicada, é investigar a natureza das dificuldades apresentadas pelos alunos de uma faculdade particular no processo de construção da monografia. Para cumprir esse objetivo, pretendemos realizar uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e colaborativo. O embasamento teórico apoia-se nos pressupostos do grupo de Novos Estudos de Letramento (STREET, 2003, 2007, 2010; LILLIS e SCOTT, 2008), além dos estudos na perspectiva sociorretórica de Swales (1990) e sua definição de gênero. Também, adotamos a perspectiva dialógica de linguagem de Bakhtin (2010) ao defendermos a relevância da dimensão social do gênero. Com a coleta de dados (gravação em áudio), que será realizada durante as aulas de TCC, buscamos encontrar categorias que mapeiem as dificuldades dos alunos em relação ao gênero pesquisado. Além disso, analisaremos diários de campos, escritos pelos alunos, nas aulas, e entrevistaremos alunos e professores de modo a triangular melhor os dados. Após esse trabalho, construiremos, colaborativamente com os alunos, uma proposta de modelo didático (Dolz e Schneuwly, 2004) do gênero monografia dessa comunidade discursiva. Com esta pesquisa, pretendemos, pois, colaborar com o modelo teórico desenvolvido por Swales, numa perspectiva sociorretórica e contribuir para a transposição didática do gênero em uma dada comunidade discursiva.
Letramento Acadêmico. Gênero Monografia. Teoria de Gêneros.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino