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Pesquisa de Curso de Doutorado da Área de Concentração em Língua Portuguesa (UERJ) de Vanessa Souza da Silva
Orientador: Prof. Dr. Helênio Fonseca de Oliveira
(2011/2014)
RESUMO:
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como tem sido o ensino de Língua Portuguesa na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, no século XXI, a partir das orientações curriculares prescritas pela Secretaria de Estado de Educação, buscando investigar se se trata de umensino ou prescritivo ou produtivo. Para tanto, toma-se como objeto de análise a proposta curricular para o ensino de Língua Portuguesa, produzida no documento de Reorientação Curricular entregue às escolas em 2006, incluindo os Materiais Didáticos elaborados pelos professores, a Proposta Curricular de Língua Portuguesa de 2010 e o documento atual conhecido como Currículo Mínimo. Nessa proposta, é objeto de análise o discurso do documento oficial no que tange à concepção de linguagem priorizada e ao objetivo do ensino da língua materializado através do que ele apresenta como objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa. Esta pesquisa toma como estratégia metodológica a análise documental, utilizando a abordagem sócio-histórica na pesquisa qualitativa de inspiração bakhtiniana. A base teórica que sustenta, principalmente, esta pesquisa é a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin.
Palavras-chave: Proposta Curricular de Língua Portuguesa; Currículo Mínimo; Concepção de linguagem; Ensino Produtivo e Prescritivo da língua.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino