Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Letramento literário: O ENEM e a formação escolar do leitor de literatura
Coordenação:
Profa. Dra. Begma Tavares Barbosa
Duração: 2012/2013
Financiamento: Fapemig (bolsa)
Bolsistas:
Alessandra Alevato Leal – Colégio de Aplicação João XXIII
João Victor Gama Silva – Escola Estadual Delfim Moreira
Resumo:
A pesquisa “Letramento literário: O ENEM e a formação escolar do leitor de literatura” visa ampliar as discussões sobre a formação escolar do leitor jovem, com foco na leitura do texto literário. Inserido, portanto, nos estudos do Letramento (SOARES 2006) e do Letramento Literário (PAULINO: 2001), a pesquisa pretende discutir a adequação entre as práticas de letramento literário escolar “orientadas”pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelos livros didáticos e as orientações dos documentos oficiais para a formação do leitor de literatura.
Algumas investigações no campo do letramento literário têm sinalizado a persistência, na escola, de práticas centradas no “estudo teórico da literatura” (GRIJÓ & PAULINO, 2005) e não exatamente na formação de leitores, compreendida como o aprendizado de habilidades para ler e para gostar de ler literatura (BARBOSA, 2011). Por outro lado, o debate sobre o modelo de leitor de literatura “presumido” pelas provas do Enem já ganhou espaço, inclusive, em jornais e revistas.
A pesquisa que propomos aqui insere-se nesse debate, que deve ser estimulado, para que se possa construir, na escola, espaços que garantam o “direito à literatura” (CÂNDIDO, 2004), como experiência fundamental à formação do jovem, conforme pudemos concluir de uma investigação recém concluída[1]: jovens leitores que se apropriaram da experiência literária como prática cotidiana reconhecem o valor da literatura como espaço de conhecimento sobre si e sobre o mundo, de cultivo da reflexão e do pensamento criativo, atividades que precisam ser resgatadas e garantidas em nossas escolas de juventude.
[1] Trata-se do projeto de pesquisa “Quem é o jovem leitor de literatura” (2011), que contou com financiamento da FAPEMIG, através do programa Pro Bic-Junior/Fapemig/UFJF
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino