Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Laboratório de Alfabetização: a aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública > Laboratório de Alfabetização: a constituição da escrita por crianças com histórias de repetência escolar
Coordenadora: Profa. Dra. Suzana Lima Vargas
Investigar a constituição de conhecimentos sobre a língua escrita por crianças que trazem, na sua história de vida, os diagnósticos médicos e psicológicos que apontam “deficiências” e “distúrbios” no aprendizado da escrita. A pesquisa está sendo desenvolvida através do acompanhamento longitudinal de crianças encaminhadas pelas escolas da rede pública para serem atendidas pelo Laboratório de Alfabetização. Neste Laboratório são realizados encontros semanais, com aproximadamente noventa minutos, com pequenos grupos de crianças, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de atividades sobre os usos e as funções da escrita, nos diversos contextos sociais e desencadear reflexões a respeito da representação da língua escrita pelas crianças. Pretende-se reconquistar o interesse das crianças pela prática da leitura e da escrita e contribuir para a desmistificação dos rótulos que as designam como “crianças com problemas na aprendizagem da escrita”, dentre outros.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino