UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratório de Alfabetização: a aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública

Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Laboratório de Alfabetização: a aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública

Coordenação: Profª Drª Lucia F. Mendonça Cyranka

Professoras integrantes da pesquisa:
Profª Drª Déa Lucia Campos Pernambuco 
Profª Drª Luciane Manera Magalhães 
Profª Drª Suzana Lima Vargas

Duração: 2009/2010

Financiamento: FAPEMIG

Este projeto investiga as dificuldades de aquisição de competências de leitura e de escrita por alunos de escola pública. Do ponto de vista da investigação junto ao professor-alfabetizador, considera-se importante compreender como a experiência de ser alfabetizado afeta sua prática docente, além de conhecer suas crenças sobre a variedade linguística não-padrão de seus alunos. Do ponto de vista dos alunos, busca-se:
• identificar suas crenças sobre sua competência de aprender a variedade culta que a escola ensina, além de conhecer suas reações subjetivas (atitudes) em relação a essas mesmas variedades;
• investigar o desenvolvimento do léxico nos seus textos elaborados ao longo do desenvolvimento da investigação;
• descrever e interpretar as operações linguísticas e epilinguísticas realizadas por eles nos processos de escrita, revisão e reescrita de seus textos.

Esta ação está divida em quatro sub-projetos:

Veja também: Laboratório de Alfabetização: os dialetos sociais na escola pública, Laboratório de Alfabetização: o desenvolvimento do léxico infantil nas produções escritas dos diferentes gêneros discursivos, Laboratório de Alfabetização: a constituição da escrita por crianças com histórias de repetência escolar, Laboratório de Alfabetização: memória do processo de alfabetização e sua relação com a prática alfabetizadora.

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino