Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Gêneros textuais: entraves e perspectivas
Coordenadora:
Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães
Profa. Doutoranda Laura Silveira Botelho
Duração: 2011/2012
Financiamento: FAPEMIG (bolsa) e UFJF (auxílio financeiro e bolsa)
Bolsistas:
Ariane Alhadas Cordeiro – Letras UFJF
Bruna dos Anjos da Costa Crespo – Letras UFJF
Leticia Macedo Kaeser – Letras UFJF
Michele Cristina Ramos Gomes – Letras UFJF
Pâmela Tainá Munck Carias – CA. João XXIII
Pedro Damasceno Uchôas – CA. João XXIII
Descrição:
Em 2007/2008, realizamos, em uma escola municipal de Juiz de Fora, uma pesquisa-colaborativa (IBIAPINA, 2008) para a construção de um Programa de Ensino de Língua Portuguesa (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004) baseado em gêneros textuais (DIONÍSIO et. al, 2003; BRANDÃO, 2000) . O Programa foi construído com o corpo docente da escola após serem realizadas várias atividades de estudo e formação continuada. A atual pesquisa tem como objetivo verificar se os professores estão, de fato, utilizando tal programa e como têm feito isso. Além disso, procuramos descrever quais as principais dificuldades encontradas pelos docentes na aplicação das diretrizes do documento e, assim, analisar os impactos e seus desdobramentos na escola. Vinculados a uma tradição qualitativa de pesquisa (estudo exploratório), pretendemos, com os resultados, traçar novas ações para os anos futuros, no sentido de elaborar projetos para formação continuada de professores.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino