UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Gêneros textuais: entraves e perspectivas

Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Gêneros textuais: entraves e perspectivas

Coordenadora:

Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães

Profa. Doutoranda Laura Silveira Botelho

 

Duração: 2011/2012

Financiamento: FAPEMIG (bolsa) e UFJF (auxílio financeiro e bolsa)

 

Bolsistas:

Ariane Alhadas Cordeiro – Letras UFJF

Bruna dos Anjos da Costa Crespo – Letras UFJF

Leticia Macedo Kaeser – Letras UFJF

Michele Cristina Ramos Gomes – Letras UFJF

Pâmela Tainá Munck Carias – CA. João XXIII

Pedro Damasceno Uchôas – CA. João XXIII

 

Descrição:

Em 2007/2008, realizamos, em uma escola municipal de Juiz de Fora, uma pesquisa-colaborativa (IBIAPINA, 2008) para a construção de um Programa de Ensino de Língua Portuguesa (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004) baseado em gêneros textuais (DIONÍSIO et. al, 2003; BRANDÃO, 2000) . O Programa foi construído com o corpo docente da escola após serem realizadas várias atividades de estudo e formação continuada. A atual pesquisa tem como objetivo verificar se os professores estão, de fato, utilizando tal programa e como têm feito isso. Além disso, procuramos descrever quais as principais dificuldades encontradas pelos docentes na aplicação das diretrizes do documento e, assim, analisar os impactos e seus desdobramentos na escola. Vinculados a uma tradição qualitativa de pesquisa (estudo exploratório), pretendemos, com os resultados, traçar novas ações para os anos futuros, no sentido de elaborar projetos para formação continuada de professores.

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino