Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Gêneros textuais e práticas de letramento em diferentes áreas do conhecimento: análise de propostas curriculares
Coordenação: Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães
Duração: 2014 – 2016
Financiamento – UFJF
Bolsistas
Bruna dos Anjos da Costa Crespo
Carolina Botelho
Fernanda C. Ferreira
Gabriela Nascimento de Lima
Mestrandas:
Anna Carolina Santos Reis Dalamura
Ariane Alhadas Cordeiro
Nádia Ferreira de Faria Braga
Rafaela Andrade Savino de Oliveira
Descrição:
Este projeto tem o objetivo de verificar, através de uma pesquisa documental, as propostas curriculares de diversas disciplinas da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), do Ensino Fundamental , publicadas no ano de 2012, buscando analisar as práticas de letramento veiculadas nos nove documentos, e suas consequências para a escola. As pesquisas na área do letramento objetivam investigar os impactos do uso da escrita na sociedade. Não há dúvidas, atualmente, de que uma das dificuldades da escola brasileira é desenvolver habilidades de leitura e escrita para a plena participação social dos alunos, enfatizando a perspectiva social que preconiza a ampliação dos letramentos numa dimensão discursiva e cultural. Nesse sentido, é preciso problematizar, na escola, os múltiplos letramentos, vinculados ao conhecimento produzido via linguagem das diversas instâncias sociais. Considerando que os letramentos são múltiplos (STREET, 1984, 1993, 2014), pretendemos verificar que práticas de letramento estão presentes nos documentos para, então, analisar suas repercussões para a escola, de modo a contribuir com a ampliação das capacidades comunicativas discentes. Considerando que o processo de construção do conhecimento nas diversas áreas é perpassado por tais práticas, objetivamos verificar se os documentos envolvem gêneros textuais (BRONCKART, 2006; 2009; DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) e projetos de letramento (KLEIMAN, 2001) das diversas áreas. Assim, pretendemos, após esta primeira etapa, propor ações que envolvam atividades pedagógicas não vinculadas apenas ao ensino de Língua Portuguesa, como é tradicionalmente feito.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino