UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Gêneros textuais e práticas de letramento em diferentes áreas do conhecimento: análise de propostas curriculares

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Coordenação: Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães

Duração: 2014 – 2016

Financiamento – UFJF 

 

Bolsistas

Bruna dos Anjos da Costa Crespo

Carolina Botelho

Fernanda C. Ferreira 

Gabriela Nascimento de Lima 

 

Mestrandas:

Anna Carolina Santos Reis Dalamura

Ariane Alhadas Cordeiro

Nádia Ferreira de Faria Braga

Rafaela Andrade Savino de Oliveira

 

 

Descrição

Este projeto tem o objetivo de verificar, através de uma pesquisa documental, as propostas curriculares de diversas disciplinas da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), do Ensino Fundamental , publicadas no ano de 2012, buscando analisar as práticas de letramento veiculadas nos nove documentos, e suas consequências para a escola. As pesquisas na área do letramento objetivam investigar os impactos do uso da escrita na sociedade. Não há dúvidas, atualmente, de que uma das dificuldades da escola brasileira é desenvolver habilidades de leitura e escrita para a plena participação social dos alunos, enfatizando a perspectiva social que preconiza a ampliação dos letramentos numa dimensão discursiva e cultural. Nesse sentido, é preciso problematizar, na escola, os múltiplos letramentos, vinculados ao conhecimento produzido via linguagem das diversas instâncias sociais. Considerando que os letramentos são múltiplos (STREET, 1984, 1993, 2014), pretendemos verificar que práticas de letramento estão presentes nos documentos para, então, analisar suas repercussões para a escola, de modo a contribuir com a ampliação das capacidades comunicativas discentes. Considerando que o processo de construção do conhecimento nas diversas áreas é perpassado por tais práticas, objetivamos verificar se os documentos envolvem gêneros textuais (BRONCKART, 2006; 2009; DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) e projetos de letramento (KLEIMAN, 2001) das diversas áreas. Assim, pretendemos, após esta primeira etapa, propor ações que envolvam atividades pedagógicas não vinculadas apenas ao ensino de Língua Portuguesa, como é tradicionalmente feito.

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino