UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de LP

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Coordenação:

Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães

Colaboradoras:

Profa. Dra. Andreia Rezende Garcia Reis 

Profa. Doutoranda  Laura Silveira Botelho

Duração: 2011 – 2014 

Financiamento: UFJF (BIC/PROVOQUE/RECÉM-DOUTOR)

 

Bolsistas:

Ariane Alhadas Cordeiro (Apoio/UFJF)

Bruna A. C. Crespo (Apoio/UFJF)

Fernanda C. Ferreira (BIC/UFJF)

Letícia M. Kaeser (Apoio/UFJF)

Luana Conceição Miranda Pícoli (PROVOQUE/UFJF)

 

Resumo:

A pesquisa pretende repensar, com professores de Língua Portuguesa de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Juiz de Fora, a utilização de documentos oficiais de Ensino de Língua Portuguesa visando à transposição didática com gêneros textuais. Em pesquisas anteriores, percebemos que um dos maiores entraves para um trabalho com gêneros é a necessidade de considerar as condições de produção dos textos, analisando aspectos que vão além da estruturação textual, dos conteúdos gramaticais e dos temas, geralmente mais enfocados pelos professores. Em vista disso, esta pesquisa pretende realizar, adotando uma metodologia colaborativa (IBIAPINA, 2008), um acompanhamento dos professores para que adotem documentos cujo cerne sejam os discursos materializados em gêneros. Pretendemos, então, analisar quais são os conhecimentos construídos pelos professores participantes, tanto em relação aos gêneros textuais escolhidos para estudo, quanto em relação ao processo de transposição didática em suas realidades escolares. A necessidade de uma parceria no trabalho com gêneros – solicitado pelos docentes – diz respeito a uma ruptura com o ensino “tradicional” de língua, exclusivamente normativo. Entendemos que não basta ter acesso aos documentos; precisamos, conjuntamente aos professores, produzir conhecimento sobre a transposição didática, com consequências diretas para sua prática diária de sala de aula. Usamos, para tanto, os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, como Bronckart ([1997]2009), Dolz e Schneuwly (2004), Machado (1998, 2005) e Machado, Abreu-Tardelli e Cristóvão (2009), bem como os pressuportos dos estudos de Letramento de Street (1984, [2003] 2014). 

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino