Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > Desenvolvimento do léxico infantil
Coordenadora: Drª Luciane Manera Magalhães
Duração: 2009/2013
Financiamento: FAPEMIG
Descrição:
O desenvolvimento do léxico infantil pode ser estudado tanto na modalidade oral, quanto escrita. Os estudos concernentes à oralidade têm-se restringido aos domínios da psicologia, psicolinguística e fonoaudiologia, relativos, sobretudo, a crianças pequenas. Conforme constata Ilari (2007), “não existe uma grande pesquisa sobre aquisição de vocabulário” que explique quando e como as crianças passam a utilizar o léxico adulto em suas conversações. De outro lado, Duvignau & Garcia-Debanc (2008) também constatam que as pesquisas sobre o ensino formal do léxico (escrito) são escassas, especificamente aquelas relativas às crianças entre 4 e 11 anos.
Diante das orientações dos PCNs de português de se desenvolver um trabalho de escrita, na escola de ensino fundamental, pautado nos gêneros textuais, temos investigado, por meio desta pesquisa, o léxico privilegiado pela criança em fase de alfabetização ao produzir seus textos escritos e as modificações pelas quais ele passa, no sentido de acréscimos e refinamento, durante o ano letivo e no decorrer dos anos subsequentes à alfabetização inicial (até o 5º ano). É também foco de nossa atenção o tipo de escolhas lexicais que a criança faz ao se deparar com diferentes gêneros textuais.
As primeiras observações sobre o corpus em constituição apontam para o influente papel dos textos trabalhados previamente à atividade de escrita, os quais deixam suas marcas lexicais na produção infantil.
Bolsistas:
Iniciação Científica (FAPEMIG)
Juliana Clara Pinton
Extensão
Vanessa Titonelli Alvim
Débora Bastos Botelho
Lúcia Aparecida d’Ávila
Treinamento Profissional
Gillian Mariana Luciano
Raíssa Pífano de Araujo
Monitoria
Maria Diomara da Silva
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino