UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A literatura na escola: escolhas e estratégias de leitores em formação

Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > A literatura na escola: escolhas e estratégias de leitores em formação

Coordenação: Profa. Dra. Begma Tavares Barbosa

Duração: 2008/2009

Financiamento: PROBic – FAPEMIG

 

Inscrita nos estudos do letramento literário, a pesquisa “A literatura na escola: escolhas e estratégias de leitores em formação” investigou as escolhas e estratégias de leitores jovens e adolescentes, estudantes do Ensino Médio e do terceiro segmento do Ensino Fundamental, de cinco escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, com a finalidade de discutir como os estudantes se relacionam com o livro e com a leitura, particularmente com a leitura de literatura. Foram objetivos específicos da pesquisa: (i) proceder a um levantamento dos gêneros mais comumente lidos pelos alunos; (ii) identificar os motivos de resistência à leitura de literatura; (iii) identificar os motivos de estímulo à leitura de literatura; (iv) identificar os principais procedimentos da atividade didática em aulas de literatura. Os resultados produzidos permitiram refletir sobre as práticas escolares de letramento, indicando aspectos a serem mantidos, incorporados ou modificados.  

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino