Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > A apropriação de gêneros textuais argumentativos: testando sequências didáticas
Coordenação: Profa. Dra. Carmen Rita Guimarães Marques de Lima
Duração:
Financiamento: UFJF (bolsa)
Bolsistas:
Júlia Lopes Coelho
Bárbara Almeida Guimarães
Resumo:
O projeto intitulado “A apropriação de gêneros textuais argumentativos: testando sequências didáticas” tem como foco principal investigar o processo de apropriação de diferentes gêneros textuais argumentativos, a partir da análise de sequências didáticas (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010), presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa. Essa investigação visa, assim, avaliar as sequências propostas, buscando responder de que maneira elas podem contribuem para a apropriação dos gêneros textuais em foco (BAKHTIN, 2003; BRONCKART, 1999; MARCUSCHI, 2008). É de fundamental importância que, transcorrida mais de uma década da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, invista-se na investigação das sequências didáticas desenvolvidas pelos livros didáticos, que, esperamos, devem contribuir efetiva e eficazmente para a competência discursiva dos alunos. Este projeto de pesquisa recorta, assim, como objeto de análise as sequências didáticas desenvolvidas com o objetivo de trabalhar os gêneros textuais pertencentes ao agrupamento do argumentar (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Tal recorte se justifica, entre outras razões, pela importância do desenvolvimento das capacidades argumentativas, quando compreendemos a língua como prática social e defendemos uma concepção de linguagem como forma de ação conjunta entre indivíduos em constante interação.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino