UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A apropriação de gêneros textuais argumentativos: testando sequências didáticas

Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas > A apropriação de gêneros textuais argumentativos: testando sequências didáticas

Coordenação: Profa. Dra. Carmen Rita Guimarães Marques de Lima

Duração

Financiamento: UFJF (bolsa)

Bolsistas:

Júlia Lopes Coelho

Bárbara Almeida Guimarães

 

Resumo: 

O projeto intitulado “A apropriação de gêneros textuais argumentativos: testando sequências didáticas” tem como foco principal investigar o processo de apropriação de diferentes gêneros textuais argumentativos, a partir da análise de sequências didáticas (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010), presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa. Essa investigação visa, assim, avaliar as sequências propostas, buscando responder de que maneira elas podem contribuem para a apropriação dos gêneros textuais em foco (BAKHTIN, 2003; BRONCKART, 1999; MARCUSCHI, 2008). É de fundamental importância que, transcorrida mais de uma década da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, invista-se na investigação das sequências didáticas desenvolvidas pelos livros didáticos, que, esperamos, devem contribuir efetiva e eficazmente para a competência discursiva dos alunos.  Este projeto de pesquisa recorta, assim, como objeto de análise as sequências didáticas desenvolvidas com o objetivo de trabalhar os gêneros textuais pertencentes ao agrupamento do argumentar (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Tal recorte se justifica, entre outras razões, pela importância do desenvolvimento das capacidades argumentativas, quando compreendemos a língua como prática social e defendemos uma concepção de linguagem como forma de ação conjunta entre indivíduos em constante interação.

 

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino