UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisas finalizadas

Você está em: Ações > Pesquisas finalizadas

Veja também: Gêneros textuais orais no ensino fundamental e médio: teoria e prática, Reestruturação do Ensino de Língua Portuguesa: práticas pedagógicas com gêneros textuais”., “Dificuldades de Aprendizagem” no processo de alfabetização inicial, Recursos da oralidade na perspectiva escolar: o que é “falar bem”?, A literatura na escola: escolhas e estratégias de leitores em formação, “Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações” , A pedagogia da variação linguística na escola, "Formação inicial e continuada de professores alfabetizadores.", Gêneros textuais: entraves e perspectivas, Letramento literário: O ENEM e a formação escolar do leitor de literatura, Identidade linguística: do reconhecimento à ampliação de competências, A apropriação de gêneros textuais argumentativos: testando sequências didáticas, Implementação da pedagogia da variação linguística e ensino de gêneros na escola, Gêneros textuais e práticas de letramento em diferentes áreas do conhecimento: análise de propostas curriculares, Desenvolvimento do léxico infantil, Práticas letradas envolvendo o gênero monografia: uma pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo, Processos de escrita, reescrita e revisão de textos escolares, Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de LP, O bidialetalismo na escola pública, O ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro: precritivo ou produtivo?, Os dialetos populares no trabalho escolar com a língua materna”, Laboratório de Alfabetização: a aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública.

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino