Você está em: Ações > Pesquisas em andamento > Oralidade, letramento e ensino
Coordenação: Tânia Guedes Magalhães
Duração – 2016/2018
Financiamento: UFJF
Bolsista: Maria Carolina Botelho Domingues
Thalita de Almeida Bessa – mestranda
Este projeto objetiva analisar os fundamentos e as práticas escolares com gêneros orais com vistas à ampliação das capacidades de linguagem dos alunos para agir na sociedade, investigando atividades pedagógicas de produção oral, escuta/compreensão e análise linguística da oralidade. As bases teóricas para realizar a pesquisa estão calcadas no Interacionismo Sociodiscursivo em interface com outras perspectivas, como os estudos de letramento e os estudos relativos ao ensino da oralidade (MARCUSCHI, 2001; BRONCKART, 1999, 2006; DOLZ, SCHNEUWLY, 2004; LEAL, GOIS, 2012). Os objetivos do projeto são a) analisar de que modo as práticas escolares com gêneros orais são realizadas com vistas ao desenvolvimento da oralidade de discentes, perpassadas pelos projetos, sequências didáticas e atividades gerais, propostas nas diversas disciplinas escolares; b) analisar documentos, como materiais didáticos e documentos oficiais, visando à descrição e à avaliação de concepções e de propostas de atividades que enfocam o desenvolvimento das capacidades linguísticas na modalidade oral; c) analisar os limites impeditivos, bem como as potencialidades e avanços, para as práticas de educação da oralidade; d) elaborar propostas de ampliação das capacidades de linguagem na modalidade oral, por meio de gêneros textuais. Para tanto, serão usadas metodologias relacionadas a cada um dos objetivos acima elencados, como análise documental, observação participante ou pesquisa-ação. Pretende-se, com essa pesquisa, contribuir com novas estratégias metodológicas acerca da oralidade na escola, em vista da menor produção de pesquisas com o tema em relação à produção escrita.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino