Você está em: Ações > Pesquisas em andamento > Formação de professores e Ensino de Língua Portuguesa: reflexões sobre a prática da linguagem por meio dos gêneros textuais
Coordenação: Profa. Dra. Andreia Rezende Garcia Reis
Duração: 2015 – 2017
Financiamento – UFJF
Bolsista:
Andressa Barcelos
Descrição:
Tendo em vista o contexto de mudança e a presença de novas formas de utilização da leitura e da escrita pelos indivíduos, faz-se necessário que o aluno egresso do curso de Letras, que atuará como professor do segundo segmento do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, tenha desenvolvido capacidades que lhe permitam tanto participar de uma sociedade letrada como a nossa, quanto contribuir para que seus alunos possam dela participar. Nesse sentido, a pesquisa visa investigar, neste primeiro momento, documentos oficiais que orientam a formação inicial do professor de Língua Portuguesa, nas ementas das disciplinas do curso de Letras/UFJF, no Projeto Pedagógico do Curso e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras e em documentos que orientam o trabalho com a Língua Portuguesa nas escolas municipais, nas Propostas Curriculares da Prefeitura de Juiz de Fora, e orientações para o trabalho prático dos alunos com os gêneros textuais.
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino