Você está em: Ações > FALE na Escola > "Práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental" - 2011
Coordenação:
Profa. Ms. Abigail Guedes Magalhães (colaboradora – Grupo FALE)
Profa. Ms. Luciane A. Souza (colaboradora – Grupo FALE)
Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães (coordenadora – UFJF)
Bolsitas:
Fernanda Louise Cisne Lemos Cardozo
Letícia Macedo Kaeser
Rafaela de Oliveria Baio
Raissa Pifano Araújo
Vanessa Titonelli Alvim
Duração: 2011
Descrição:
Pretendemos, com essa ação, a) detectar as possíveis causas do fracasso escolar de alunos das séries iniciais de uma escola estadual de Juiz de Fora/MG, e b) realizar uma intervenção pedagógica de forma a minimizar as dificuldades de leitura e escrita. Baseamo-nos em autores como Freire (1988), Soares (2006), Kleiman (2008), e Kato (2010), que concebem a leitura numa perspectiva sociocognitiva. Nesta intervenção, temos percebido que, em geral, as causas do fracasso escolar estão ligadas à pouca valorização dos conhecimentos prévios e experiências dos alunos, a problemas de intervenção/mediação dos professores, a interferências externas – como a Prova Brasil –, que desconsideram os ritmos dos alunos estipulando prazos, dentre outros. Além disso, acreditamos que, quando há uma intervenção que contemple a leitura numa concepção sociocognitiva, os alunos têm mais condições de desenvolver habilidades de um leitor proficiente.
Local: Escola Estadual São Vicente de Paulo
Rua Margarida Lima, 200
Borboleta – Juiz de Fora
(32) 3213-5562
Blog da Escola: http://escolasvpjf.blogspot.com/
Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino