Observatório da Educação buscava melhor compreender os problemas de fluxo e rendimento escolar das redes de ensino (Foto: Géssica Leine)

Será destinada verba de custeio de R$ 3 mil  e um número entre três e seis bolsistas para cada grupo  (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá seis novos grupos de educação tutorial a partir de setembro. A seleção para escolha dos grupos está aberta e os professores devem enviar as propostas até o dia 30 de julho.

Os novos grupos serão vinculados ao programa institucional de Educação Tutorial – GET, que trabalha a conexão entre ensino, pesquisa e extensão. Há duas modalidades do programa: o GET Curso, que se relaciona a apenas um curso de graduação; e o GET Interdisciplinar, que possui estudantes de pelo menos dois cursos, com tutoria de docentes das áreas abordadas.

Para a modalidade GET Curso só serão aceitas as propostas dos cursos que ainda não possuem grupos de educação tutorial vinculados ao GET. A UFJF tem atualmente oito grupos no programa institucional, que são dos cursos de Medicina, Nutrição, Turismo, Engenharia Computacional, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção.

As orientações para a elaboração da proposta, assim como os documentos necessários, estão disponíveis no edital. A documentação deve ser entregue na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), localizada no prédio da Reitoria, das 8h às 20h, até 30 de julho. O resultado final será divulgado no dia 21 de agosto. Este edital específico estabelece como tempo de trabalho para os seis novos grupos de pesquisa o período de setembro de 2018 a dezembro de 2019.

Os grupos receberão a verba de custeio de R$ 3 mil, além de contarem com o mínimo de três alunos bolsistas e o máximo de seis. O professor tutor, que se responsabilizará por orientar o grupo de estudantes, não recebe bolsa e deve dedicar seis horas da carga de trabalho às atividades do programa.

A coordenadora dos Programas de Graduação, Marta Cristina da Silva, destaca que os grupos de educação tutorial fornecem experiências de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes. “A participação no programa causa um impacto na formação do aluno, não só como futuros profissionais, mas também como cidadãos. Há uma inserção muito grande na comunidade externa, então além de ter a fundamentação científica, é uma vivência para fora dos muros da Universidade”, afirma.

2102-3976 ou 2102-3787 – Coordenação dos Programas de Graduação

coord.prograd@ufjf.edu.br