Diretoria e suas ações foram apresentadas aos calouros pelo diretor Julvan Moreira (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Os estudantes matriculados na disciplina Introdução às Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam na manhã desta terça-feira, 26, o diretor de Ações Afirmativas da instituição, Julvan Moreira. O encontro, realizado no Auditório do Instituto de Ciências Exatas (ICE), teve como objetivo apresentar, aos alunos ingressantes, a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf).

“Ainda há muitas barreiras quanto ao respeito às diversidades e à inclusão. É um problema que temos que corrigir, por isso convidei o diretor Julvan Moreira, para essa conversa sobre as ações afirmativas com os estudantes ingressantes”, destacou o professor responsável pela disciplina Introdução às Ciências Exatas, Marco Aurélio Kistemann Junior.

Moreira explicou aos estudantes o histórico das ações afirmativas nas instituições federais de ensino brasileiras, e o pioneirismo da UFJF no estado. “No mundo, a primeira experiência de ações afirmativas ocorreu na Índia. Já no Brasil a Lei de Cotas é de 2012. É importante destacar que a UFJF foi a primeira universidade federal mineira a adotar uma política de ação afirmativa. A aplicação das cotas aqui começou em 2006, antes da Lei.”

O diretor lembrou a importância das ações afirmativas na correção das desigualdades presentes na sociedade. “As cotas permitiram o ingresso de estudantes de baixa renda, estudantes negros – pretos e pardos – e, mais recentemente,  de estudantes com deficiência. Isso é muito importante para a democratização da Universidade. Também é função das ações afirmativas pensar não apenas o acesso, mas também a permanência desses e de outros grupos vulneráveis na instituição”.

Moreira destacou, também, a importância de a Diaaf contar com uma Ouvidoria Especializada. “A Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas foi criada em 2016, para fortalecer o respeito às diversidades. O setor é responsável por receber denúncias e depoimentos a respeito de situações de assédios, discriminações, preconceitos, violências e opressões na UFJF.”

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)
acoesafirmativas@ufjf.edu.br