Professor Rodrigo Furtado, do Departamento de Odontologia. (Foto: Sebastião Junior)

Estudantes de Odontologia do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e de outras instituições da cidade, além de profissionais da área participaram, na última quinta-feira, 21, do 1º Simpósio de Reabilitação Oral e Estética. O evento reuniu cerca de 150 pessoas para discutir temas como o uso da toxicina botulínica nesses tipos de tratamentos e os desafios da odontologia moderna.

Iniciativa da Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (Laroe), o objetivo do simpósio, de acordo com o professor do Departamento de Odontologia da UFJF-GV, Rodrigo Carvalho, foi “propiciar para os acadêmicos de diferentes cursos de odontologia das faculdades da cidade contato com profissionais de ponta, que atuam em áreas distintas”, além de ser uma forma de “atualização” para os dentistas de Governador Valadares.

O simpósio contou com palestras de profissionais valadarenses e também de São Paulo. As mais modernas técnicas de tratamentos odontológicos fizeram parte de praticamente todos os temas discutidos, seja nas chamadas restaurações metal free, abordada por Ricardo Amore; na correção do sorriso com o uso de botox, discutido por Yana Barroso; ou mesmo na palestra de Cândido Badaró, que tratou dos princípios fundamentais do tratamento reabilitador.

Guilherme Saavedra foi um dos palestrantes do simpósio. (Foto: Sebastião Junior)

Mas o destaque do evento foi a palestra do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Guilherme Saavedra, que falou por cerca de quatro horas sobre o papel das novas tecnologias nos tratamentos reabilitadores e a forma como elas têm contribuído na busca dos pacientes por métodos rápidos e seguros de restauração das estruturas dentais.