Saúde do trabalhador, orientações para correção postural e adaptação do local de trabalho foram alguns dos temas da segunda edição do Hora da Saúde, atividade promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da UFJF-GV. A ação desta quinta, 14, foi realizada na sede administrativa do campus avançado, e teve como tema a Ergonomia.

A Ergonomia é a ciência que estuda a relação do trabalho com o homem, procurando promover segurança, bem-estar, qualidade e produtividade. Em um ambiente de trabalho ergonomicamente correto, o servidor exerce sua função de forma confortável, tanto física quanto mentalmente. Na ocasião, o fisioterapeuta do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), Sérgio Monteiro, apresentou os princípios da ergonomia e sua importância no cotidiano dos servidores.  

Entre as orientações repassadas aos servidores da UFJF-GV, Sérgio destacou os benefícios do ajuste correto do assento, do monitor, e demais equipamentos do local de trabalho. “Em um local de trabalho em que a posição sentada é a predominante, é preciso aplicar a ergonomia e ajustar o ambiente à postura adequada”. O fisioterapeuta comentou também a importância da pausa e da micropausa, pequenos intervalos que devem ser realizados durante a jornada de trabalho, em benefício do trabalhador.

A enfermeira e gestora de Saúde, Segurança e Bem-estar do Siass, Érica Barbosa Silva, destacou que a atividade foi pensada “visando à melhoria da qualidade de vida do servidor e consequente diminuição de riscos ocupacionais com doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho”. São consideradas doenças osteomoleculares as causadas pelo desgaste de estruturas como tendões, músculos e nervos. Ainda segundo Érica, elas estão entre os principais motivos de afastamento de trabalhadores.

Assista à palestra: