A Universidade Federal de Juiz de Fora, após reunião extraordinária do Conselho Superior (Consu), decidiu suspender as aulas nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, retornando no próximo dia 4.

O Restaurante Universitário (RU) funcionará nesta segunda-feira, 28, para o jantar e, nos dois próximos dias, somente para almoço com cardápio alternativo.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) futuramente reunirá o Conselho de Graduação a fim de redefinir o calendário acadêmico.

O reitor Marcus David iniciou a reunião abordando os últimos acontecimentos no país e as dificuldades de manutenção do RU aberto.

O reitor mencionou também os esforços da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a fim de garantir abastecimento de alguns veículos para serviços essenciais, o que poderia incluir a frota da UFJF – que tem funcionamento garantido somente até quarta-feira, dia 30 – mas isto ainda não foi confirmado, já que há dependência dos entendimentos do poder público municipal.

Em seguida, vários conselheiros se manifestaram e, entre eles, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Flávio Sereno, que informou sobre uma assembleia extraordinária na qual os TAEs definiram paralisar as atividades nos dias 28, 29 e 30 de maio.

O reitor lembrou também dos serviços essenciais que precisam ser continuados. Após o Consu, a Administração Superior se reuniu com o comando do sindicato para deliberar sobre esses serviços que continuarão a ser realizados enquanto da paralisação.

A Farmácia Universitária funcionará nesta segunda, terça e quarta-feira, dias 28, 29 e 30, das 8h às 12h.

As bibliotecas não funcionarão nestes dias, retornando à atividade normal na próxima segunda-feira, 4.

Em Governador Valadares, a decisão do Conselho Gestor foi a de seguir as mesmas determinações de Juiz de Fora no que diz respeito ao funcionamento das unidades.

A segurança do campus estará reforçada nos locais de inscrição e realização de concursos.

Caso o cenário não se altere, o Consu se reunirá extraordinariamente na próxima segunda-feira, dia 4, para definir outros encaminhamentos.