Pesquisador abordará como as redes atuam na infância, na neurociência e nas mídias digitais

Pesquisador abordará como as redes atuam na infância, na neurociência e nas mídias digitais

O professor italiano Pier Rivoltella, que estuda o impacto das redes na sociedade sob diversas perspectivas, ministrará a palestra “O Futuro da Rede” na Sala de Demonstração Paulo Freire, na Faculdade de Educação (Faced), às 15h desta sexta-feira, 18. A participação é aberta para todos que tiverem interesse na temática e não é necessário realizar inscrição prévia.

Rivoltella possui doutorado em Filosofia pela Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano e dá aulas na mesma Universidade. A professora da Faced, Adriana Bruno, conta que devemos entender redes de uma forma ampla, já que a temática permite abordagens variadas que ultrapassam as interfaces da educação e da comunicação. “O Rivoltella é um pesquisador e teórico que transita por várias temas, então ele vai falar dos futuros das redes sociais e de comunicação, mas também vai retratar, por exemplo, como as redes atuam na infância, na neurociência e nas mídias digitais”, explica.

De acordo com Adriana, compreender como estão acontecendo as relações no mundo conectado é essencial para a área da educação. “Nós trabalhamos o tempo todo com o ponto de vista contemporâneo dos processos de ensino e aprendizagem, então é fundamental trazer essa discussão para a Faced”, ressalta a professora.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (Grupar), pela Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação (Alfamed), pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual, e pelos Programas de Pós-Graduação da Faced e da Faculdade de Comunicação (Facom).