Com o objetivo de pensar o feminismo na atualidade, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) organiza a palestra “Meu corpo, minha bandeira: coreografias e identidades no feminismo brasileiro”. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 14, no anfiteatro III do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contará com a participação da palestrante Carla Gomes, doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carla irá compartilhar suas experiências no movimento feminista, no qual atua como militante e pesquisadora. O professor do PPGCS da UFJF e organizador do evento, Raphael Bispo, destaca a participação da socióloga. “Carla é extremamente importante por ter acompanhado, durante dois anos, a Marcha das Vadias, que é um coletivo contemporâneo que tem promovido ações feministas em várias partes do Brasil e do mundo. Ela atuou e tomou o movimento como objeto de estudo e vai colocar em análise sua pesquisa”.

Apesar de se tratar de um assunto cada vez mais abordado em discussões populares e acadêmicas, Bispo acredita que o tema pode ser ainda mais debatido. “O tema do gênero pode ser muito explorado, mas isso não significa que ele está esgotado. Vivemos em uma sociedade extremamente desigual em termos de gênero e sexualidade, o que faz com que o tema ganhe muita importância. Nossa proposta é pensar os modos de manifestação do feminismo na contemporaneidade.

A palestra é direcionada aos interessados pelo tema. Não é necessária inscrição para participar do evento, que confere certificado.

Outras informações na página do evento no Facebook.