(Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

Neste ano, participam do Exame alunos de nove cursos da UFJF, em Juiz de Fora, e de quatro cursos, em Governador Valadares (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

A Diretoria de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, nesta segunda-feira, 7, uma série de encontros com coordenadores do Ciclo Enade 2018. O objetivo é dar início às orientações e procedimentos acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

“O edital para este ano ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); entretanto, é fundamental que a publicidade e estruturação dos procedimentos sejam iniciados com antecedência, haja vista o Enade ser componente curricular obrigatório para os alunos de graduação em todo o país”, afirma a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage.

As primeiras reuniões, nesta segunda, foram com os coordenadores dos cursos de Economia, Serviço social e Design. Os convites para participação foram enviados por e-mail, sugerindo diversas datas e horários para atender às coordenações de acordo com a disponibilidade de cada uma. As reuniões acontecem na Sala 134 da Reitoria e também através de videoconferências, realizadas no Anfiteatro das Pró-reitorias.

Neste ano, o exame será aplicado, em Juiz de Fora, para os cursos de Administração; Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Serviço Social, e Turismo; e, em Governador Valadares, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.

Os cursos que possuem alunos ausentes no Enade em anos anteriores também participam da edição 2018 do Exame, no período de inscrição dos alunos irregulares. É preciso aguardar as orientações do Inep para estes casos.

Diploma
Michéle finaliza, apontando para uma importante lembrança aos estudantes: “O Enade é um componente curricular obrigatório. Existe uma exigência, prevista em lei para que o aluno esteja em situação regular perante o Enade para que esteja apto a colar grau e receber o diploma”.

Outras informações
(32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional