Farmácia Universitária (Foto: Alexandre Dornelas)

Farmácia Universitária: pacientes são atendidos num contexto mais humanizado (Foto: Alexandre Dornelas)

Este mês, a Farmácia Universitária completa dois anos de reabertura, viabilizada por meio de um convênio entre a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A parceria, que também possibilitou a operação do programa Farmácia Oeste, direcionou o atendimento da unidade para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Pedro. Desde então, cerca de 50 mil atendimentos já foram realizados no local, praticamente o dobro do número de pessoas residentes na região englobada em seu raio de atuação.

Segundo o coordenador da Farmácia, Marcelo Silvério, os avanços obtidos com a reativação atingem dois espectros da Universidade. “O primeiro foi a capacidade da Faculdade de Farmácia se inserir na realidade do SUS, o que nos permitiu avançar muito na formação dos alunos de graduação e residência em Farmácia. As atividades desenvolvidas fortalecem a experiência acadêmica do farmacêutico, para que ele possa atuar na área do cuidado especializado. Tem permitido também que desenvolvamos projetos de pesquisa e extensão, voltados para esse Sistema, também fortalecendo o cumprimento do papel da Universidade.”.

Silvério ressalta, ainda, que o serviço oferecido contribui para a melhoria desse tipo de assistência no município, pois os pacientes são atendidos num contexto muito mais humanizado, individualmente e com conforto. “Além disso, também oferecemos o serviço de consultas farmacêuticas, onde nossos colaboradores – acadêmicos e residentes – trabalham para propiciar melhorias nas condições de saúde do paciente e para sua qualidade de vida como um todo.”

Atendimento humanizado

Ainda de acordo com o coordenador, o serviço de dispensação, ou seja, a entrega e a orientação quanto ao uso dos remédios disponibilizados pela PJF, recebe um fluxo aproximado de 2.500 pacientes por mês, repassando cem tipos de medicamentos diferentes – que tratam as principais doenças que afligem a população atendida nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Mensalmente, também são realizadas cerca de 80 consultas farmacêuticas. Em janeiro de 2017, com menos de um ano de funcionamento, a unidade ultrapassou a marca de 20 mil receitas na dispensação e 200 em acompanhamento e monitoramento farmacoterapêutico, serviço também previsto na Lei Federal 13.021/2014.

A dispensação é oferecida gratuitamente aos moradores de 25 localidades: Adolfo Vireque;  Bosque do Imperador; Caiçaras I; Caiçaras II; Jardim Casablanca; Nossa Senhora de Fátima; Recanto dos Brugger; São Pedro; Bosque Imperial; Colinas do Imperador; Cruzeiro do Santo Antônio; Granville; Jardim das Azaléias; Jardim Marajoara (Parte Alta); Jardim Universitário/Martelos; Loteamento Nova Vida; Parque Imperial; Parque São Pedro; Portal da Torre; Santana; São Lucas; Tupã; Vila São Jorge; Serro Azul; Chalés do Imperador; Chalés do Algarve; e Itatiaia. Para tanto, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e prescrição feita por um profissional do serviço público de saúde.

Espaço de formação

Fundada em 1994, a Farmácia é um marco da Universidade, auxiliando na formação ampla de estudantes e sendo palco de atuação de profissionais diferenciados. De acordo com o coordenador Silvério, “a cada semestre, 40 alunos de graduação atuam diretamente na operação da Farmácia e outros dez junto aos projetos de pesquisa e extensão realizados na unidade. Anualmente, sete residentes, que são alunos de pós-graduação, passam pela experiência de trabalhar no local.”

Para o diretor da Faculdade de Farmácia da UFJF, José Otávio Corrêa, a Farmácia Universitária permite à instituição ofertar uma formação única em termos de exercício clínico da profissional. “O Brasil está passando por um fenômeno de transição demográfica, com o envelhecimento da população e o aumento do uso contínuo de medicamentos. Trabalhando num ambiente diretamente relacionado a esse cenário, o estudante sente, na prática, a utilidade de sua experiência acadêmica.”

O professor destaca, ainda, que a supervisão deste trabalho por parte dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da área causa uma melhoria significativa na garantia de uma orientação de uso correta. “Para o SUS, um dos principais benefícios é o controle adequado dos medicamentos ofertados, proporcionando uma gestão economicamente mais sustentável desses recursos para o próprio Sistema. Isso, assim como a melhoria na assistência em saúde, é um dos principais retornos que damos à sociedade.”

Outras informações: (32) 2102-3156 (Farmácia Universitária)

farmacia.fbio@ufjf.edu.br