(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Igor Monteiro é graduado e mestre em Educação Física e atuou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O árbitro Igor Monteiro foi convocado para a Copa do Mundo Sub-19 de Futebol de 7 para atletas com Paralisia Cerebral. A competição vai acontecer em Sant Cugat, na Espanha, entre os dias 9 e 16 Agosto. Monteiro tem um tipo de paralisia cerebral, a hemiparesia, condição que dificulta o movimento completo de uma metade do corpo (no caso, o seu lado esquerdo); apesar disso, não desistiu do sonho de ser árbitro de futebol e se formou na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Mundial de Futebol de 7 não será a primeira experiência de Monteiro em competições internacionais. Em 2016, ele atuou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Segundo ele, a troca cultural esportiva é fundamental para a formação de um árbitro. ”Esse intercâmbio das competições é muito interessante, pois abre a possibilidade para conhecer um outro país, conviver com pessoas do mundo inteiro, além de conhecer outros estilos de arbitragem mundial’.’

O começo na arbitragem foi em torneios amadores em Juiz de Fora, porém Monteiro conheceu o Futebol de 7 para pessoas com paralisia cerebral durante uma aula do professor e ex árbitro Álvaro Quelhas, na UFJF, em 2012. ”Ele se sensibilizou com minha história e comentou sobre a existência do Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 para pessoas com Paralisia Cerebral. Após o convite do professor, consegui, em 2013, trabalhar nesse torneio e foi uma experiência riquíssima para o meu currículo, além do meu início na arbitragem dessa modalidade. Em 2015, fiz um curso de capacitação de arbitragem na Associação Nacional de Desporto para Deficientes, que me abriu novas portas”, conta.

Como aluno, na conclusão do curso de graduação, Monteiro apresentou um trabalho sobre a violência contra a arbitragem no futebol amador de Juiz de Fora. Em 2016, concluiu o mestrado na Instituição com uma dissertação sobre a trajetória de mulheres na arbitragem do futebol profissional.