livro

Livro foi lançado no Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infância

A diferença de posições e experiências entre alunos e professores é muitas vezes reforçada dentro do ambiente escolar. Percebendo uma necessidade de se desenvolver e implementar um novo modelo de ensino de Geografia para crianças, o professor da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Jader Janer lançou recentemente o livro “Geografia e Educação Infantil – Espaços e tempos desacostumados”. Levando em consideração a experiência e a perspectiva dos pequenos, o projeto apresenta caráter inovador ao inseri-los de maneira mais efetiva na dinâmica das aulas, ultrapassando diferenças e rompendo expectativas.

Autor do blog Geografia da Infância” vinculado ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – Grupegi (CNPq/UFF-UFJF), no qual publica propostas e resultados das pesquisas que desenvolve, Janer revela a motivação por trás de todos esses projetos. “A forma própria que a criança tem de vivenciar o espaço é uma coisa que despertou minha atenção e, desde a minha tese de doutorado, venho trabalhando este assunto. As lógicas e autorias infantis são diferenciadas das lógicas dos adultos, mas nem por isso são menos válidas.” A maior preocupação do professor é a não escolarização do trabalho com as crianças e que, a partir de seus cotidianos, devem ser encontradas as oportunidades de inserir os saberes e conceitos geográficos, de modo que elas possam se sentir parte daquela situação.

Lançado no fim de março, durante o Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infância, que debateu o conceito de infância como um território em disputa por diversos setores da sociedade, o livro ressalta que crianças são seres andantes e, por isso, têm  todo um acervo de experiências, interesses e dúvidas próprias que, na maioria das vezes, são ignoradas nos espaços tradicionais de ensino. Por meio de atividades lúdicas e narrativas mais palatáveis é possível despertar a atenção, a imaginação e, consequentemente, provocar um sentimento de realização por parte das crianças no processo de aprendizagem.

Assim como o tempo, o espaço é uma dimensão muito importante em nossas vidas e as crianças, em particular, vivem muito essa espacialidade. “O maior desafio é descobrir como o professor pode pensar essa dimensão”, afirma Janer, que mantém dois blogs sobre o assunto, nos quais encontrou uma maneira de devolver à sociedade as contribuições que recebeu ao longo de suas pesquisas. Nos blogs, professores do ensino infantil têm acesso a conceitos, sugestões didáticas e material de apoio a serem trabalhados em sala com seus alunos.

No ano passado, Janer desenvolveu e lançou também, juntamente ao Grupegi, o livro O colecionador de botões e a menina que gostava de mapas remendados”. A obra, uma ficção voltada para o público infantil, trabalha conceitos de cartografia e está disponível gratuitamente em formato digital.

Outras informações: (32) 2102-3665 (Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – Grupegi)