Estão abertas as inscrições para o Concurso de Projeto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Destinado aos profissionais vinculados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), o concurso ocorre em nível nacional e irá selecionar a melhor proposta de projeto para a construção do conjunto arquitetônico destinado à sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 4 de junho, se entregues via Sedex, ou até o dia 11 de junho, se entregues presencialmente.

De acordo com o edital, a competição será realizada em duas etapas e, até a entrega da premiação, a agenda conta com, aproximadamente, seis meses de trabalhos. O novo conjunto, que será inserido no contexto arquitetônico e urbanístico do campus da UFJF, irá atender à ampliação de demandas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão e atividades administrativas da unidade. Os três vencedores da primeira etapa serão premiados com menções honrosas e os três vencedores da etapa final ganham certificado e remuneração em espécie como prêmios.

Uma comissão julgadora específica, formada por arquitetos e engenheiros civis,  irá selecionar as três propostas mais adequadas. A banca vai avaliar elementos como princípios de sustentabilidade, a partir do compromisso a preservação ambiental, equidade sociocultural e eficácia econômica; programa de necessidades, com atendimento às condicionantes e funções previstas no edital; implantação, com relação ao entorno e as condicionantes físicas, ambientais e socioculturais. Além desses quesitos, serão levados em conta o sistema construtivo, a ecoeficiência dos sistemas da edificação, o conforto ambiental e salubridade, os aspectos plásticos e o cumprimento da legislação específica de edificações da cidade do Juiz de Fora.

De acordo com a arquiteta e integrante da comissão organizadora da competição, Miriam Dias, a construção do novo prédio da FAU irá otimizar a formação e o trabalho dos estudantes. “É a realização de um sonho para o crescimento da Faculdade. Finalmente vamos ter um espaço próprio, planejado para o desenvolvimento das atividades acadêmicas pesquisas, o que facilita e auxilia no processo e no resultado de tudo o que é desenvolvido aqui.”

Os pacotes com os documentos para inscrição, tanto da etapa um, quanto da etapa final, devem ser entregues conforme o descrito no edital. O endereço para o envio das inscrições por Sedex é: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 4ª plataforma do campus universitário UFJF, galpão nº 4, Rua José Lourenço Kelmer s/no – bairro São Pedro, Juiz de Fora (MG). Cep 36.036-900.

A iniciativa teve apoio de emenda parlamentar da professora e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão.

Outras informações: (32) 2102-3359 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFJF

Cronograma completo das atividades, que seguem desde a publicação do edital até a premiação do concurso.