O projeto de extensão “De Peito Aberto: Programa de Prevenção e Acompanhamento Integrado no Câncer de Mama” promove nesta sexta-feira, 13, de 14h às 16h, a segunda edição o evento “Café com Prosa” neste semestre. O evento abordará o tema “Fisioterapia no Câncer de Mama”. A discussão, aberta a toda a comunidade, contará com a participação da fisioterapeuta do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Priscila Almeida Barbosa.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do departamento de Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt, o “Café com Prosa” consiste em uma série de eventos, cuja frequência de realização passará a ser mensal, voltado para a incorporação das conversas sobre câncer de mama ao dia a dia de toda a sociedade. “É um trabalho que envolve não só as pessoas acometidas por essa doença, mas também familiares, cuidadores e pesquisadores da área”.

Ainda segundo a docente, é fundamental, por meio desses encontros, quebrar estigmas ainda presentes quando esse tipo de câncer entra em pauta. “Precisamos estimular a detecção mais precoce, acompanhar a mulher que está enfrentando essa doença e fornecer orientações sobre o tratamento. Por isso promovemos essas palestras, que têm caráter educativo, mas são realizadas como um autêntico café, de forma a incentivar uma conversa mais leve sobre o assunto”, afirma.

A proposta também é socializar, integrar, trocar experiências e gerar reflexão, além de incentivar uma mudança de comportamento. “De forma geral, com essas discussões, estamos conseguindo ajudar a desmistificar o câncer, despertar a consciência para a mudança de hábitos e para a importância da preocupação com a saúde”, conclui ela.

O Café desta tarde acontece no anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio da Reitoria, não sendo necessário realizar inscrição prévia para participar. Contudo, a organização solicita que os interessados cheguem ao local até 13h30, de forma a efetuar esse procedimento antes do início do evento, possibilitando a posterior obtenção de certificado junto à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações: (32) 4009-5342 ou 4009-5318 ou projeto-peito-aberto-ufjf@googlegroups.com