Equipe apresentou formas de ingresso e apoios oferecidos pela política de permanência (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Equipe apresentou formas de ingresso e apoios oferecidos pela política de permanência (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Apresentar a Universidade e dar uma amostra de como é a vida de universitário. Foi com esses objetivos que a equipe de Cerimonial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) visitou a Escola Estadual Presidente Costa e Silva, no bairro Benfica, na manhã desta sexta-feira, 13.

A apresentação abordou questões como as formas de ingresso e o funcionamento da instituição, dando enfoque nos apoios oferecidos pela política de permanência. Com duração aproximada de duas horas, a visita possibilitou que os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio tirassem suas dúvidas sobre o universo acadêmico. Ao final, foram exibidos materiais institucionais, como o programa Na Hora da Lanche, para ilustrar melhor o dia-a-dia no campus.

Para o presidente do grêmio estudantil, Ruanderson Costa, a visita foi esclarecedora e pode mudar a visão que os alunos têm em relação ao ensino superior. A diretora, Elizete Carmem Faria, compartilha a mesma ideia e enfatiza o impacto positivo que essa ação tem no ambiente escolar. “Os alunos já vêm para a escola, achando que não têm condições de entrar na faculdade. Essa iniciativa é muito importante para que eles vejam que não é bem assim”, ela pontua.

O trabalho é uma ramificação do Programa de Visitas, que consiste na promoção de visitas das escolas à Universidade. “Decidimos ir até as escolas impossibilitadas por agenda ou por dificuldades financeiras e de locomoção, para que os alunos também pudessem perceber a Universidade como um espaço público e possível para eles”, explica a coordenadora do setor de Cerimonial, vinculado à Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Ana Paula Dutra.

As visitas da equipe da UFJF nas escolas acontecem sempre às sextas-feiras e não representam custos para a escola participante, demandando apenas o espaço para a apresentação.

Para agendamento e outras informações, as escolas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail: visitas@comunicacao.ufjf.br.

Outras informações: (32) 2102-3966 Diretoria de Imagem Institucional