Luiz Maurício Dias bateu recordes de lançamento de dardo e tem chance de ir ao Mundial da Finlândia (Foto: Géssica Leine)

Luiz Maurício Dias bateu recordes de lançamento de dardo e tem chance de ir ao Mundial da Finlândia (Foto: Géssica Leine)

Cinco medalhas de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Este foi o resultado conquistado pelos atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Campeonato Mineiro de Atletismo Sub-23, disputado, no último sábado, dia 7, no campus da UFJF.

A equipe do Cria/UFJF competiu com 22 atletas e chegou a 16 medalhas. O destaque masculino da competição foi Luiz Maurício Dias. Além de vencer a prova de lançamento de disco, o atleta bateu o recorde mineiro adulto, das categorias Sub-23 e Sub-20, no lançamento de dardo. A marca alcançada foi de 70,2 metros, acima da exigida para se qualificar para o Mundial de Atletismo. Se o resultado não for superado por dois atletas até junho, Luiz Maurício representará o lançamento de dardo do Brasil no Mundial, que será disputado na Finlândia.

(Foto: Divulgação)

Francisco Perrout agora é o primeiro do Ranking Brasileiro Sub-20 dos 5 mil metros rasos masculino (Foto: Divulgação)

Na prova de 5 mil metros rasos masculino, o Cria ocupou as cinco primeiras colocações. O vencedor foi Francisco Perrout, que conseguiu encerrar a prova abaixo dos 15 segundos e passou a ocupar a primeira posição da modalidade no Ranking Brasileiro Sub-20 masculino.

Nos 1.500 metros rasos, o ouro com Noemi Alves e Lucas Macedo,nas categorias feminina e masculina, respectivamente. Filipe Sirimarco conquistou a medalha de bronze nos 400 e 800 metros rasos, e Vivian dos Santos ficou com o bronze, no salto em distância, e com o segundo lugar, nos 800 metros rasos.

O coordenador do projeto, Jorge Perrout, ressalta a importância da continuidade no trabalho de treinamento. “O projeto completou seis anos e o Luiz Maurício está treinando aqui desde o início. Então não tem segredo para o sucesso. É o acompanhamento que leva ao resultado”, afirma.

Na classificação por equipes, a UFJF ficou na quarta posição com a categoria feminina e no terceiro lugar com a masculina. A próxima competição é o Campeonato Mineiro Sub-18, em Belo Horizonte, no dia 21 de abril. Já os atletas da categoria Sub-23 disputam o Brasileiro de Atletismo, em Porto Alegre, no próximo dia 27.