Nesta quinta-feira, 15, a Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (Diaaf-UFJF) realizou evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no Anfiteatro III do Centro de Ciências, às 9h. O encontro foi um espaço de debates sobre as diferentes vivências de mulheres da UFJF, com o intuito de auxiliar a construção de ambientes de inclusão e igualdade.

Na a mesa-redonda com o tema “Dia Internacional da Mulher: desafios na UFJF”, moderada pela ouvidora-geral da UFJF Valesca Nunes dos Reis, participaram a técnico-administrativa Letícia Miranda Fracetti; a funcionária terceirizada Gislene Claudino da Silva; e a aluna Bruna da Silva Rocha, compondo um panorama diverso de experiências dentro da Universidade.

Com relação ao ingresso de travestis e transexuais em instituições de ensino, Bruna destacou que “uma vez que você consegue o acesso, tem todas as possibilidades possíveis. O maior problema é chegar até a universidade pública”. A estudante complementou que o sistema de cotas é um mecanismo válido, mas que seus critérios precisam ser aprimorados.

Patrícia Sá de Almeida Tavella, psicóloga da Diaaf, afirmou que a organização do evento se deu diante da importância de ouvir as mulheres que fazem parte da universidade e, a partir de suas experiências, pensar em ações no âmbito institucional que atinjam, de fato, seus propósitos. Ela destaca também o compromisso da Universidade em pensar propostas a partir do que foi discutido. “A relevância maior desse evento só será concluída a partir das falas  que essas mulheres trouxeram e o que nós, da UFJF, faremos a partir desses relatos”.

O evento, que contou com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi encerrado com a apresentação “Solo apartado”, de Thalita de Cássia Reis Teodoro, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF.

Outras informações: 2102-3969 – Diretoria de Ações Afirmativas