Profissionais da educação infantil, do ensino fundamental e do Programa Novo Mais Educação de 152 municípios mineiros participarão de debates e troca de conhecimentos para uma educação pública de qualidade na abertura do “Seminário Presencial de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) 2017/2018”. O evento, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Colégio de Aplicação João XXIII, terá início nesta sexta-feira, 16, das 14h às 18h, no Cine-Theatro Central.

A abertura vai contar com apresentação do Coral da UFJF. Logo depois, a programação segue com a roda de conversa “Leitura e escrita: processos de transição da educação infantil para o ensino fundamental e o respeito à infância”, com participação de Mônica Correia Baptista, professora e membro do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A ex-coordenadora geral do Pnaic e professora da Faculdade de Educação da UFJF, Luciane Manera Magalhães, também irá contribuir para as discussões. A ex-aluna do Colégio de Aplicação João XXIII e contadora de histórias Alessandra Visentin irá propor um diálogo literário com todos os participantes.

O Pnaic estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade ou até o final do terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com a coordenadora de formação do Pnaic e professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Rita de Cássia Freitas Araújo, a participação no evento “reconhece o papel do colégio no processo de formação inicial e continuada e é uma oportunidade de estreitar os laços com demais unidades da UFJF”.

A professora ressalta ainda os esforços para garantir que a alfabetização seja feita da melhor maneira possível. “Desenvolvemos um trabalho bastante reflexivo e integrado, respeitando as especificidades da faixa etária. Não temos como objetivo cumprir metas externas, mas desenvolver uma formação que garanta o direito à aprendizagem e à alfabetização, considerando este termo de forma bastante ampla.”

Além do seminário de abertura, os profissionais irão participar de outro momento de formação no sábado, 17, no Colégio de Aplicação João XXIII. Para dar continuidade ao processo, um retorno à cidade de Juiz de Fora está marcado para os meses de abril e maio.

Sobre o Pnaic

O Pnaic foi criado em 2012 como um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios. O objetivo é atender a meta de número cinco do Plano Nacional da Educação (PNE), que propõe que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do ensino fundamental. As ações do plano contam com programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), com foco na formação continuada de professores alfabetizadores.