Como parte do ciclo de seminários organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o professor Rafael Arromba de Souza ministrará, nesta sexta-feira, 16, a palestra “Espectrometria atômica aplicada a amostras de alimentos: estudos nutricionais e segurança alimentar”. O evento terá como tema principal a avaliação da presença de elementos minerais e contaminantes metálicos em alimentos, discutindo processos de análise e técnicas utilizadas.

Leite, carne de frango e suplementos alimentares foram alguns dos produtos analisados nos quais foram encontradas amostras de substâncias como ferro, chumbo e cromo. A presença de tais elementos decorre do modo industrial de produção de alimentos, que utiliza maquinários e pesticidas em larga escala.

“Hoje, há uma grande demanda de se determinar as substâncias nutricionais presentes nos alimentos, mas também é importante determinar aquelas que são contaminantes”, declara o professor Rafael de Souza, que enfatiza o papel da Universidade em fornecer informação sobre o tema à população. O assunto faz parte da linha de pesquisa que ele desenvolve com seus alunos de pós-graduação.

Para participar da palestra, basta comparecer à sala S 209 do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, no dia 16 de março às 14h. Não há inscrições e o número de vagas será limitado pela capacidade da sala. O evento é gratuito e destinado principalmente a alunos de mestrado e doutorado, mas também é aberto ao público.

Data: 16/03/2018

Horário: 14 horas

Local: Sala S 209 do ICE