A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza até 28 de março inscrições para aproveitamento de crédito. Os alunos de graduação interessados em computar matérias opcionais, pedir dispensa, equivalência ou inclusão de disciplinas precisam preencher o formulário disponível no site da Central de Atendimento, além de entregar a cópia dos documentos necessários.   

Os discentes do campus Juiz de Fora devem entregar a documentação na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. Os estudantes de Governador Valadares devem procurar a coordenação do curso e aqueles que fazem cursos à distância realizam a entrega no polo de apoio presencial. Os coordenadores dos cursos têm até o dia 30 de maio para devolverem os pedidos de dispensa de disciplina.

Documentos

Para todas as modalidades de aproveitamento de créditos (veja abaixo), é preciso apresentar o histórico acadêmico. No caso da  disciplina cursada em outra instituição de ensino, é preciso também apresentar a ementa ou conteúdo programático. Se a instituição for estrangeira, os documentos devem estar traduzidos. Confira mais informações.

Quais são as modalidades?

Dispensa de disciplinas: aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior ou na própria UFJF (durante um vínculo anterior com a Universidade) inclusive como disciplina isolada, em que a coordenação de curso defere o cômputo de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas no histórico atual do discente após verificar que as disciplinas cursadas têm compatibilidade de conteúdo e carga horária com disciplinas da grade curricular do discente.

Cômputo de disciplinas opcionais: aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior ou na própria UFJF (durante vínculo anterior com a Universidade), inclusive como disciplina isolada, em que a coordenação de curso defere o cômputo de créditos em disciplinas opcionais, limitado ao total de créditos opcionais previsto da grade curricular do discente, ou a inclusão de disciplinas opcionais, caso as disciplinas tenham sido cursadas na UFJF sob outro número de matrícula.

Inclusão de disciplinas: aproveitamento de disciplinas cursadas na UFJF, durante vínculo anterior do discente com a Universidade, inclusive como disciplina isolada, em que são incluídas no atual histórico do aluno disciplinas com mesmo código de disciplinas obrigatórias ou eletivas da atual grade curricular do discente.

Equivalência de disciplinas: processo em que a coordenação do curso, mediante verificação de compatibilidade de conteúdo e carga horária, defere a equivalência entre disciplina obrigatória ou eletiva da grade curricular do discente e outra disciplina da UFJF, que não faz parte da grade curricular do discente, e cuja equivalência já não esteja prevista nesta grade curricular. Neste caso, o discente poderá deixar de cursar a respectiva disciplina da sua grade curricular se for aprovado na disciplina equivalente.

Flexibilização curricular: atividades extracurriculares elencadas no Art. 72 do Regimento Acadêmico de Graduação – RAG que poderão ser computados como créditos opcionais ou eletivos, se previstos no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

Outras informações: Cdara / Central de Atendimento

Telefone: (32) 2102-3911 (Central de Atendimento)