(Foto: Ivan Bretas/UFJF)

Reitor Marcus David destacou o compromisso que todos devem ter com a sociedade (Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Além de participar da colação de grau da segunda turma de Odontologia do campus de Governador Valadares, a administração superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marcou presença no evento Boas-Vindas 2018.1, destinado aos calouros que ingressaram na instituição neste semestre. A atividade realizada na manhã desta terça-feira, 13, é uma oportunidade para a integração dos discentes e, principalmente, para apresentação das informações necessárias para que o estudante conheça a rotina administrativa e acadêmica da UFJF-GV.

Ao felicitar os estudantes pela conquista de uma vaga na UFJF-GV, o reitor Marcus David destacou o compromisso que todos devem ter para com a sociedade. “Vocês não estão estudando gratuitamente. O sistema de universidades federais é caro e exige grande investimento por parte da sociedade brasileira. Ou seja, a população acredita que este investimento é transformador. Então nunca se esqueçam dessa responsabilidade que todos nós temos. O que a sociedade espera de retorno é que vocês se dediquem para saírem daqui profissionais bem formados e comprometidos com a construção de um país mais humano e justo”.

Já a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, destacou a importância da participação dos estudantes nos inúmeros programas oferecidos pela UFJF. “Participem da série de programas que a nossa instituição apresenta: treinamento profissional, monitoria, iniciação científica, extensão, e outros projetos. Se envolvam nestes processos e valorizem sempre a presença no movimento estudantil”.

Também participaram do evento o secretário geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho; o vice-diretor da UFJF-GV, Fábio Pieri;  o

(Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Vice-diretor da UFJF-GV, Fábio Pieri, destacou qualidade do corpo docente (Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, e o vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Henrique Queiróz. Todos reforçaram o compromisso da Universidade em manter os esforços visando garantir as condições necessárias para um ensino-aprendizagem de qualidade. “A UFJF-GV ainda não possui a estrutura que gostaríamos, mas certamente conseguimos suprir com o nosso corpo docente e técnico todas as dificuldades. Sendo assim, saibam que estão ingressando em uma universidade de qualidade, completamente dedicada ao desenvolvimento acadêmico e humano dos estudantes. Falo isso com a segurança de quem testemunha a excelente qualidade dos estudantes que estamos formando”, ressaltou Pieri.

Orientações
Durante a primeira parte do evento, Lucas Nápoli, psicólogo da UFJF-GV, apresentou uma série de dicas aos estudantes. Como muitos dos calouros são de outras cidades, foram destacados dados e informações não só sobre a instituição, mas também sobre a cidade de Governador Valadares. “Tenho certeza de que a UFJF-GV e Governador Valadares serão cenários importantíssimos na história de vida de vocês”, afirmou.

Movimento Estudantil
Representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Gonçalves Ferreira Neto destacou o papel do Movimento Estudantil na história política e social do país. “Como estudantes de universidade pública, temos um papel importante na construção de uma sociedade justa e reflexiva. Logo, é importante que participemos do movimento estudantil. Eu faço o convite para que vocês se integrem aos diretórios acadêmicos e ao DCE. O movimento estudantil forma as principais lideranças políticas do país”.

Coral Universitário

(Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Recepção contou com apresentação do Coral Universitário, que apresentou repertório da MPB (Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

A recepção de boas-vindas contou ainda com a participação do Coral Universitário da UFJF-GV, que apresentou três músicas que remetem à história da Música Popular Brasileira: “Berimbau”, “Andar com Fé” e “Coração de Estudante”. “Fiz questão de chegar um pouco antes ao evento para ter a oportunidade de ouvir o Coral Universitário. O grupo está de parabéns, fiquei muito feliz de saber que esse trabalho tem caminhado tão bem aqui em Governador Valadares”, destacou o reitor Marcus David, emocionado ao ouvir “Coração de Estudante” e se lembrar dos tempos em que era estudante da UFJF.

O Coral Universitário da UFJF-GV é um projeto sem fins lucrativos que surgiu no primeiro semestre de 2016, através da articulação entre o setor de Comunicação, Cultura e Eventos e a regente estudante da instituição, Zilmar Eller. 

Gincana Solidária
Encerrando o evento, foi lançada a oitava edição da Gincana Solidária, que busca arrecadar alimentos e materiais de limpeza. Semestralmente, as doações são entregues a instituições filantrópicas de Governador Valadares. Sob o comando dos estudantes Rafael Modesto e Webert Arão, as equipes foram divididas da seguinte forma:

Equipe 1 – Ciências Econômicas, Administração, Farmácia e Odontologia
Equipe 2 – Fisioterapia, Direito e Nutrição
Equipe 3 – Medicina, Educação Física e Ciências Contábeis.

As equipes são formadas por no mínimo 40 integrantes e no máximo o total de estudantes matriculados em cada curso no primeiro semestre de 2018.

Expectativa
Caloura do curso de Odontologia, Laíza Machado Leite, 20 anos, assistiu às atividades atentamente e comemorou a integração com os demais estudantes.  “É uma felicidade muito grande estar aqui em uma universidade tão qualificada. A nossa turma é bem unida e me deixou bastante empolgada.”.

O evento também agradou ao calouro do curso de Farmácia, Matheus da Fonseca Felipe, de 18 anos. “As informações foram muito interessantes e me deixaram animado com o futuro. Será um período de superação, porém necessário para que eu me torne um grande profissional”.

Confira as fotos do evento.